RECORDE COXA
Com informações da assessoria de imprensa
No dia 08 de junho de 2009, o surfista profissional e Coxa-Branca Serginho Laus (foto) quebrou mais um recorde mundial surfando a Pororoca do Rio Araguari, no estado do Amapá. Em 2005, o paranaense tinha obtido a marca de 10,1km surfando a mesma onda sem parar, e agora quatro anos depois o especialista em ondas de marés alcançou a distância de 11,8km em 36 minutos de onda interrupta que variou de meio a um metro de altura.
O feito marca o fim de uma temporada de inverno com as maiores ondas de Pororoca dos últimos 15 anos no rio Araguari, considerado o Havaí das ondas de rio (Tidal Bores). Com isso a equipe Surfando na Selva deve encaminhar para Londres, Inglaterra, todo o material da Expedição Guinness Book para que a nova marca seja homologada.
“Estou muito feliz com a quebra do recorde. Dedico ele para a minha esposa e minha filha, que acreditaram nessa longa temporada! Estava bem confiante, pois neste ano permaneci de fevereiro até agora no rio Araguari, surfando toda lua cheia e nova. Sabia de como a onda iria se comportar e o que deveria fazer”, desabafa emocionado Laus.
A missão contou também com o apoio especial da Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) através do Batalhão Ambiental pela pessoa do primeiro sargento, Renê Rego.
Com um GPS no pulso, Serginho Laus conseguiu marcar com precisão a velocidade que atingiu surfando a pororoca; 19,6km/h, além da distância do recorde; 11,8km e o tempo de permanência; 36 minutos. “Esse equipamento oferece precisão no trajeto que fiz para ultrapassar a marca antiga. Ganhei ele da Santa GPS – Garmin, para que pudesse navegar na pororoca e construir dados mais detalhados do surf na selva”, diz Laus.
Informações técnicas
Recorde quebrado por Laus, após 09 anos de domínio dos ingleses:
Ano: 1996 a 2005
David Lawson
9,1km
Rio Severn, na Inglaterra.
Recorde antigo:
Ano: 2005 a 2009
Serginho Laus
10,1km
33’15’’ minutos
Recorde atual:
Ano: 2009
Serginho Laus
11,8km
36’minutos
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)