
Análise de quem entende
Salve rapaziada Coxa-Branca. Garanto que nem o frio de rachar o beiço está tirando o sorriso estampado na cara de cada torcedor do Coritiba hoje. Também pudera, há quanto tempo a gente não via o Verdão nos dar alegrias assim?
Confesso que não me lembro quando foi a última vez que o Coxa venceu quatro seguidas e sem tomar gols ainda por cima. A defesa virou um paredão e ninguém passa por ali. E o ataque tem o Waguininho, o artilheiro incompreendido que vem fazendo a alegria da torcida.
Tudo bem que ontem poderia ser mais fácil, mas o importante foi vencer e se aproximar do Timbu, que vem começando a vacilar e ver o Verdão encurtar a diferença. Deste jeito, no final do ano, estaremos mais uma vez na Série A, de onde nunca deveríamos sair.
Esse time está me convencendo. Acho que andaram lendo as avaliações do Dr. X depois dos vexames no campeonato paranaense, do início ruim na Série B e das derrotas para o Flamengo. A sorte é que o único que não leu foi o Robinho, pois se tivesse lido quando falei que era para ele se aposentar, ele não teria dados duas assistências nos dois últimos jogos e substituído o Rafinha de forma magistral. O cara ainda tem bola para desfilar o seu talento com a camisa alviverde.
Agora o Coxa tem o Remo, lá da terra do tucupi. Quero voltar aqui na sexta-feira novamente com a alegria estampada no rosto. E nem o frio de rachar vai me segurar.
Vamos às notas:
Alex Muralha – 7,0 Entrou em cima da hora e mostrou o quanto é útil. Salvou o time com uma grande defesa e passou segurança à equipe, com exceção de quando tem que sair jogando com os pés. Parece aquele amigo do colégio ruim de bola que, na falta de habilidade, acaba indo para o gol.
Natanael – 8,0 O piazinho está jogando demais. Gigante na defesa e ainda tenta ir ao ataque. Ganhou a posição nos dois últimos jogos e agora ninguém o tira mais do time, somente o futebol europeu.
Henrique – 7,5 Entrou no time e o Coritiba não sofreu mais gols depois disso. Precisa dizer mais?
Luciano Castan – 7,0 Está fazendo uma baita dupla de zaga com o Henrique. Está jogando o fino, tendo crescido muito de produção.
Biro – 6,5 O piá entrou e arrumou o lado esquerdo da defesa. Mérito para o professor que deu oportunidade a ele.
William Farias – 6,5 Eu vinha pegando no pé dele, mas melhorou seu rendimento nos dois últimos jogos. Vai descansar contra o Remo, para voltar ainda melhor depois.
Val – 6,0 Às vezes se perde com a bola nos pés, mas tem muito fôlego e não desiste da jogada enquanto não recupera a bola. Mesmo quando faz uma partida discreta, ajuda muito o time. A sua contratação foi uma grande bola dentro da diretoria;
Robinho – 8,0 O “Arturo” é craque. Quando o cara do Confiança parece ficar tranquilo dizendo que ele é destro, ele vai lá e mete uma assistência de canhota. Está começando a entrar em forma, e desse jeito mais do time.
Waguininho – 8,0 O cara é lutador e vem fazendo muito bem a sua parte. Está fazendo gols de tudo que é jeito e já é o artilheiro do Coxa na Série B. Quem diria que ele seria útil assim?
William Alves – 6,0 O cara parece um tanque. Apesar de estar pesadão, como diria a Iza e o Falcão, ainda consegue arrumar fôlego para se movimentar. Sabe jogar e será útil.
Igor Paixão – 5,0 O mais fraco do time. Às vezes tenho a impressão de que ele joga desmotivado, não tendo a noção da grande oportunidade que ganhou na vida ao vestir a camisa do Coritiba. Está jogando em um time ajeitado, tem todas as condições de se destacar, mas parece que falta alguma coisa a ele.
Igor – 6,0 Pouco fez depois que entrou, mas ajudou o time a garantir a vitória.
Romário – 6,0 Outro que entrou para segurar o lado esquerdo da defesa e ajudou o time a segurar o resultado.
Matheus Sales – 6,0 Entrou com disposição e manteve o nível do William Farias, mostrando que o Coxa está muito bem servido de volantes.
Johny e Luiz Henrique – sem nota Jogaram pouco, e entraram no final da partida para fechar a meia-cancha. Deu certo, pois o Coxa venceu.
Gustavo Morínigo - O professor está com moral. Quatro vitórias seguidas sem sofrer gols. Não tem como criticar, mesmo quando ele poderia tornar uma vitória mais fácil, sem fazer a torcida sofrer tanto. Seu principal mérito é dar um padrão de jogo para a equipe. Tem acertado nas substituições, pois o time mantém a força de marcação nos dois tempos. Vai levar o Coxa para a Série A.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)