TIRINHAS
Por Rogério Scarione
Dia 12 de outubro, além de aniversário do nosso amado Coritiba, também é o Dia das crianças e é impossível não lembrar de vários personagens que fizeram parte da nossa infância.
Na Disney, por exemplo, são vários: Mickey, Minnie, Pato Donald, Pateta, Tião Abaterá...
Opa. Quem?! TIÃO ABATERÁ?
Talvez você não conheça ou não lembre deste personagem, mas certamente esse nome lhe é familiar...
Se você pensou em Tião Abatiá, craque do Coritiba nos anos 70 e de um dos maiores ídolos da história do clube, você acertou!
Eu explico...
Tudo começou no dia 17 de novembro de 1971, quando o Coxa enfrentou o Santos de Pelé, no então Estádio Belford Duarte, e venceu por 1x0, com gol de Tião Abatiá. O próprio Rei do Futebol reconheceu a grande partida de Abatiá e, após o apito final, fez questão de cumprimentar o camisa 10 do Coritiba. Fato que ganhou manchetes em todo país.
A temporada realmente foi marcante para o craque alviverde, que acabou sendo eleito o melhor atacante do Brasileirão e levando o tradicional prêmio Bola de Ouro, da revista Placar, superando jogadores como Dadá Maravilha, campeão e artilheiro do campeonato. Mas não parou por aí...
O sucesso foi tão grande, que chamou atenção até mesmo dos Estúdios Disney. E no ano seguinte, Tião Abatiá virou Tião Abaterá, personagem dos quadrinhos de Zé Carioca, no episódio "Futebol não tem lógica".
Na história, Zé desafia Tião para um partida de futebol. O que ele não imagina, era que se tratava de um “famoso craque de bola. O jogador mais temido da cidade” é que “o jogador que não conseguir driblar, o Tião abaterá...”
Leia a publicação de 28/01/1972, da Revista quinzenal de Zé Carioca, da Walt Disney. “Futebol não tem lógica”:
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)