
Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
Próximo de atuar pela segunda fase da Copa do Brasil, em partida contra o Pouso Alegre, vale lembrar que será a quinta ocasião na qual o Coxa enfrenta equipes do interior de Minas Gerais pela Copa do Brasil. No total, ocorreram três classificações e uma eliminação, todas decididas em partida única e fora de Curitiba:
2014 - Caldense 0x2 Coritiba - Poços de Caldas;
2015 - Villa Nova 0x3 Coritiba - Nova Lima;
2018 - Uberlândia 0x2 Coritiba - Uberlândia;
2019 - URT 3x2 Coritiba - Patos de Minas.
Em 30 de abril de 2014, o Coritiba foi a Poços de Caldas para enfrentar a Caldense, pela segunda fase da Copa do Brasil daquele ano.
Um mês após ser eliminado do Campeonato Paranaense pelo Maringá, a necessidade da segunda partida contra o Cene do Mato Grosso do Sul, para garantir a classificação na primeira fase da Copa do Brasil, e dois empates por 0x0 nas rodadas iniciais do Brasileirão, o Verdão convivia com a desconfiança da torcida e necessitava da classificação diante da Caldense para criar um ambiente mais favorável pelos lados do Alto da Glória e manter o calendário na importante competição nacional.
Desfalcado de alguns jogadores importantes, como o meia Alex e o atacante Júlio César, o Coritiba promoveu a entrada do atacante Jajá, que acabou aproveitando a oportunidade e foi o destaque da noite de quarta-feira, marcando um golaço no primeiro minuto de jogo e dando a assistência, aos 19 minutos, para o meia Robinho marcar o segundo do Glorioso e dar números finais à partida.
No final da primeira etapa, Vanderlei defendeu cobrança de pênalti cometido por Carlinhos, que foi expulso, deixando o Coritiba com um jogador a menos em toda a segunda etapa.
Curiosidades:
Após quase oito anos, o meia Robinho faz parte do elenco alviverde e poderá atuar na partida da Copa do Brasil contra o Pouso Alegre, na próxima quinta-feira.
A partida contra a Caldense foi a primeira de Jajá atuando desde o início do jogo. O atacante defendeu o Coxa por nove partidas, marcou um gol e fez sua última aparição com a camisa alviverde numa derrota fora de casa por 1x0 contra o Criciúma, pouco mais de 40 dias após sua estreia.
O meia Denner, formado nas categorias de base do Coritiba, fazia parte do elenco em 2014, e atualmente defende o Pouso Alegre, com um gol e uma assistência em três partidas disputadas. Seus únicos gols por Coritiba e Pouso Alegre, foram marcados contra o Paraná Clube, em dois placares de 2x0.
Iago Dias, meia que fez um excelente segundo semestre pelo Coritiba em 2016, foi campeão paranaense em 2017, marcando um golaço na final sobre o arquirrival, e que posteriormente caiu muito de produção em função de contusões, é outro conhecido da torcida que nunca abandona, que hoje representa o adversário da próxima fase da Copa do Brasil.
Ficha técnica
Caldense 0x2 Coritiba - 30 de abril de 2014
Estádio Ronaldão
Vanderlei, Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Chico, Baraka, Moacir e Robinho (Germano); Jajá (Roni) e Zé Eduardo (Denner Assunção). Técnico: Celso Roth.
Caldense: Gilberto, Andrezinho, Plínio, Marcelinho e Rafael Estevam; Maxsuel, Marcel (Michel Cury), Léo Salino (Ewandro Russo), Ewerthon Maradona; Tardelli e Ualisson Pikachu (Rafael Assis). Técnico: Felipe Surian.
Gols: Jajá (CFC) 1/1 e Robinho (CFC) 19/1.
Público pagante: 2.075 pessoas
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)