ESTATÍSTICAS
Estatística no Futebol?
A estatística é uma poderosa ferramenta de análise. Embora não possa prever o que vai acontecer, pode, se bem usada, fornecer muitas informações úteis, ajudando a apresentar correlações, observar causas e conseqüências, indicar tendências, organizar dados e interpretar resultados.
No futebol, a estatística tem sido muito pouco divulgada, mas sua utilização é fundamental para a comissão técnica de um clube, ainda que seja aplicada de maneira simples. Além de estudos estatísticos sobre os outros adversários, após os jogos, o técnico normalmente recebe um scout completo do seu time, geralmente feito por uma empresa especializada. Esse relatório do jogo pode conter o número de faltas cometidas e recebidas, os passes certos e errados (longos, curtos e laterais), os domínios, finalizações, desarmes, antecipações, tempo com a bola, distância corrida, número de cruzamentos, jogadas pela direita, pela esquerda, padrões de deslocamento, etc. Isso individual e coletivamente.
Esses dados podem contribuir muito para a avaliação e evolução do atleta e do time, podendo-se usar como parâmetro para se elaborar treinamentos, pensar em táticas, fazer escalações ou aprimorar aspectos técnicos. Um número baixo de desarmes, por exemplo, normalmente está relacionado com um número alto de faltas, portanto um jogador de defesa que apresenta tais dados deve aprimorar seu desarme para que não cometa tantas faltas nas proximidades da área. Caso o adversário tenha um bom aproveitamento em bolas paradas, o treinador pode pensar em substituir ou modificar a posição do atleta.
Mas, muitas vezes, somente o dado absoluto não é tão interessante para essas análises. Saber que um jogador acertou dois cruzamentos no jogo não nos diz se ele foi bem ou mal. Se ele acertou dois de dez (20%) esse dado já é um pouco mais elucidativo, mas ele foi bem? A comparação pode ser a melhor saída: qual a porcentagem desse jogador nos outros jogos? Qual a porcentagem do lateral do outro lado? E do reserva? Qual a porcentagem média dos laterais do campeonato? E assim por diante... Por isso é preciso muito cuidado ao se analisar os números.
Aos poucos a estatística, através do scout, vai encontrando lugar na imprensa especializada e hoje já é parte integrante das transmissões e coberturas esportivas em diversas mídias. Mas ainda pode ser muito melhor explorada. É visando preencher essa lacuna que o site Coxanautas passa a disponibilizar um espaço sobre dados estatísticos do atual campeonato.
Uma curiosidade: o Cicinho “acertou” 10% dos cruzamentos que fez na Copa do Mundo 2006 (Entenda esse “acertou” como cruzamentos que tiveram a finalização do atacante, o cruzamento certo normalmente é computado quando a bola chega na área em condições de ser finalizada, mesmo que o atacante não consiga alcançá-la ou que a defesa corte), o que você acha disso?
Alysson Ramos Artuso é Físico e Mestre em Educação pela UFPR. Atualmente atua como Professor de Física e Pesquisador da área de Educação. Freqüenta o Couto Pereira desde 1989 e desde 1998 que vai a todos os jogos em Curitiba e em alguns fora. Viciado em números, guarda estatísticas de campeonatos passados e está sempre fazendo cálculos e comparando dados dos times e das partidas.
Alysson é Coxa-Branca de coração e o mais novo colaborador dos COXAnautas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)