
Especial
O Coritiba ainda não estreou na temporada 2021, mas a expectativa do torcedor alviverde é muito grande em relação ao novo time, montado pela diretoria de Renato Follador e que terá o técnico Gustavo Morínigo no comando.
Com a estreia no campeonato paranaense ainda sem data certa para acontecer, a única certeza é que o time alviverde entrará em campo no dia 18, contra o União Rondonópolis, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil.
Enquanto isso não acontece, todos os torcedores continuam curiosos em relação ao desempenho do Coritiba em 2021, bem como os colunistas do COXAnautas, que dão suas opiniões sobre o que esperar do time alviverde.
Confira a opinião de alguns colunistas do COXAnautas:
Ricardo Honório
Como acontece a cada início de temporada, estou muito curioso em relação ao que o Coritiba pode apresentar. Em 2021 a expectativa é ainda maior, principalmente pelo discurso apresentado pela nova diretoria. O Coritiba precisa ser reconstruído e vejo essa intenção no presidente Renato Follador. Tenho muita esperança no trabalho do técnico Morínigo, e acredito que ele possa fazer história no clube. Gostei também de alguns reforços, principalmente do atacante Leo Gamalho e das voltas de William Farias e Robinho. O time ainda tem algumas carências, mas no papel já é melhor do que o que disputou a Série A. Espero uma boa campanha na Copa do Brasil, avançando pelo menos até a quarta-fase e que, no final do ano, estejamos comemorando a volta para a primeira divisão. Mas acima de tudo espero ver um clube diferente, reconstruído, revelando jogadores e conseguindo voltar a ser um clube formador.
Marcelo Carneiro
O torcedor Coxa-Branca tem sofrido muito nos últimos anos. Foram vexames atrás de vexames. A auto estima do torcedor estava lá embaixo. Uma coisa aconteceu que mudou esse sentimento: A mudança de diretoria. Percebi uma esperança nova, uma torcida que estava machucada pensando junto que pode voltar a vencer. Isso é muito poderoso. É bíblico que pessoas se unindo em propósitos e pensamentos podem atingir grandes objetivos. Minha expectativa para 2021 é que o Coritiba volte a vencer. Sei que é um processo que pode ser a médio prazo, portanto esse ano espero algumas coisas: boa campanha no paranaense, se possível com título, mas não é o principal objetivo; campanha razoável na copa do Brasil, vencendo jogos e avançando para ganhar dinheiro; boa campanha na série B, subindo para a série A novamente sem grandes sustos. Com isso poderemos recomeçar.
Sérgio Brandão
A sensação é que o pior já passou. As vindas de pelo menos três reforços colocam o Coritiba em outro patamar. Pra se ter uma idéia, pra pegar só três exemplos, Leo Gamalho, Willian Farias e Robinho, sem levar em conta as outras contratações, os três representam um passo gigante entre esta e a última gestão do clube. Por exemplo: se Samir trouxesse apenas um destes nomes, já seria em grande feito. Follador trouxe três. O Coritiba parece mesmo viver um novo momento. É aí que está a "mudança de chave", a mudança para o modo profissional, o que deve colocar o Coritiba em novo patamar.
Rogério Scarione
Mais do que qualquer expectativa, o torcedor do Coritiba tem a esperança de ver um time competitivo dentro de campo e que conquiste o acesso, sem sustos, em 2021 e eu não sou diferente.
As contratações tem sido coerentes com o estilo de jogo do treinador Morínigo e isso já é um bom começo. Espero, antes de tudo, um time que lute durante os 90 minutos; como disse o presidente Follador: “Se não der na técnica, vai na pancada mesmo”.
Natália Oliveira
A despeito das expectativas sobre o Coritiba de 2021, tenho um bom sentimento em relação ao Robinho. Talvez tenha sido a contratação que mais me agradou até o momento. William Farias, com bom preparo físico e sequência, poderá ser muito útil. Contudo, pra mim ainda não é uma garantia de resultado em campo. O considero, sim, importante extracampo, e espero que ele seja uma peça importante pra resgatar nossa identidade. Quanto às demais peças trazidas até o momento, vou aguardar pelo resultado e desempenho em campo.
Felipe Rauen
Espero ver um clube e um time em gradual e segura recuperação. Não imediata, certamente, mas pelo menos aos poucos começando a mostrar que podemos voltar a ter esperanças de que um dia o Coritiba novamente será o maior clube de futebol do Paraná e respeitado no Brasil.
Até agora temos bons prenúncios, especialmente com as dispensas de alguns jogadores que não tinham a mínima condição para vestir a nossa camisa e algumas contratações, mas ainda temos que ver se o discurso empolgante do nosso presidente se confirmará. A atuação da direção na recuperação do Coritiba pode-se dizer que será como a última bala na arma. Torçamos para que o tiro seja certeiro e que os sonhos não sejam devaneios.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)