
ARTIGOS
"No jogo do Coritiba contra o Icasa esteve presente nas sociais do Couto Pereira, um grupo de mestrandos da Moore School of Business, da Universidade da Carolina do Sul nos Estados Unidos. Eles participam em Curitiba do programa internacional “Doing Business in Brazil”, desenvolvido pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas – ISAE/FGV
Este é o quarto ano consecutivo que o programa acontece e em todos eles os grupos de alunos assistiram aos jogos do Coritiba. O melhor de tudo é que por enquanto o programa está invicto: em todos os jogos que assistiram o Coritiba venceu.
Este ano, além da vitória do Coritiba, foi possível apresentar aos visitantes o Memorial do Clube e contar, mediante um grande interesse do grupo, muito sobre a história do maior Clube do Estado do Paraná. Mesmo antes da partida, os estudantes ficaram surpresos com a vibração e os cantos da Império. Inicialmente acanhados, ao longo da partida o espírito de torcedor tomou conta de todos, que passaram a aplaudir, vaiar e vibrar como se fossem torcedores de “longa data”.
A grande diferença com relação aos anos anteriores está no fato de que esta foi a primeira vez que houve apoio do Coritiba na recepção do grupo. Graças à articulação dos administradores do Coxan@utas, junto ao Diretor Executivo do Clubem e Coordenador de Comunicacao Social e Marketing, Luis Guilherme de Castro, foi possível viabilizar a visita.
Este simples apoio pode ser muito mais importante do que pode aparecer. A abertura de portas para que grupos deste tipo comecem a freqüentar e a conhecer o Coritiba, pode ser um passo importante para a obtenção de parcerias e investimentos internacionais. Usando o grupo em questão como exemplo, os mestrandos são expoentes em suas comunidades e extremamente disputados pelas grandes corporações americanas.
Abrindo-se este canal de comunicação, com pessoas deste nível, inevitavelmente criam-se possibilidades de termos “embaixadores” do Coritiba no exterior. E quem sabe o “Coxan@utas internacional – divisão Estados Unidos”...
O êxito da visita é um indicador de que ações desta natureza devem ser apoiadas, estruturadas e ampliadas. A criação de uma rede de relacionamento internacional, a estruturação e distribuição de materiais de divulgação onde constem os projetos e necessidades do Coritiba com o objetivo principal de obter parceria, além da manutenção de contatos periódicos podem sim alavancar importantes parcerias para o Coritiba. E o mais importante, com um custo baixíssimo.
Damos os parabéns ao pessoal do Marketing do Coritiba pela viabilização da visita e aos administradores do Coxan@utas pela articulação feita. Com certeza o nome do Coritiba continuará vencedor e muito bem falado na Carolina do Sul."
Flávio Kitzig, administrador, atualmente cursando MBA em Gerenciamento por Projetos
na FGV. Consultor de empresas e coordenador de projetos de consultoria do ISAE-FGV, braço da Fundação Getúlio Vargas no Paraná. Flávio é Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)