
Máquina do Tempo
Na partida de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2009, o Coritiba enfrentou o CSA em Maceió no dia 29 de abril. O Azulão que apresentava a credencial de ter eliminado o Santos ao vencê-lo na Vila Belmiro na fase anterior, sucumbiu diante do alviverde que viria a fazer 7x0 no placar agregado. Fora de casa, marcou 4x0 com participação decisiva dos jogadores Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba, além do lateral direito Márcio Gabriel, que se destacou muito no início de 2009.
Naquele momento os atletas paraibanos eram destaque na boa equipe formada para o centenário do clube.
Carlinhos tinha sido protagonista no título estadual de 2008 sobre o maior rival, com direito a golaço e grande atuação, além de ter feito um excelente campeonato brasileiro. Na sequência de 2009 caiu de produção, alternando boas e más jornadas. Dois fatores podem ter se relacionado à queda de produção. A utilização do atleta como ala esquerda e o interesse do São Paulo em sua contratação, o que acabou se efetivando no início do ano seguinte. De potencial ídolo, saiu como desafeto de boa parte da torcida.
Marcelinho Paraíba, por sua vez, fez uma excelente temporada pela equipe, quando consideramos sua atuação dentro das quatro linhas. Fato que levou o craque a receber o prêmio bola de prata como o melhor jogador de sua posição naquele campeonato, apesar do resultado desalentador alcançado pela equipe do Alto da Glória. Muitos o apontam como um dos responsáveis pelo rebaixamento, devido a questões extracampo que supostamente teriam fomentado a desunião da equipe. Também saiu ao final da temporada para o São Paulo.
Antes da marcação do primeiro gol do verdão, o CSA desperdiçou uma penalidade que bateu na trave da meta defendida pelo goleiro Vanderlei. O placar foi aberto por Marcelinho Paraíba aos 36 minutos do primeiro tempo em cobrança de pênalti sofrido por Márcio Gabriel.
Na segunda etapa da partida o Coritiba voltou a marcar por três vezes. Márcio Gabriel aos 9 minutos, em cruzamento de Carlinhos Paraíba. Marcelinho Paraíba aos 16 minutos, após jogada individual seguida por tabela com Marlos. Carlinhos Paraíba fechou o placar aos 41 minutos, após tabela com Marcelinho Paraíba.
A vitória sobre o CSA fez parte trajetória Coxa até as semifinais daquela edição da Copa do Brasil, quando fomos eliminados pelo Internacional. Ocasião na qual faltou muito pouco para conseguirmos a classificação. Fizemos uma grande partida em Curitiba, inspirados com o belíssimo Green Hell e com um excepcional apoio vindo das arquibancadas.
Em 2009, mesmo com o final de temporada trágico e com a ausência de títulos no ano em que se comemorava o centenário do clube, o Coritiba fez algumas partidas memoráveis e sua torcida se superou nas demonstrações de amor pelo clube, sendo recompensada somente no ano seguinte com os títulos conquistados e o acesso à série A, mesmo tendo atuado fora de Curitiba em 29 das 38 rodadas.
Entre algumas das partidas de 2009, dignas da história do clube, podemos destacar:
- Atlético-PR 2 x 4 Coritiba (Campeonato Paranaense)
- Coritiba 1 x 0 Internacional (Copa do Brasil)
- Coritiba 2 x 1 Grêmio (Campeonato Brasileiro)
- Coritiba 5 x 0 Flamengo (Campeonato Brasileiro)
- Coritiba 2 x 0 São Paulo (Campeonato Brasileiro)
- Coritiba 3 x 2 Atlético-PR (Campeonato Brasileiro)
- Fluminense 1 x 3 Coritiba (Campeonato Brasileiro)
Ficha Técnica:
29 abril de 2009 - CSA 0 x 4 Coritiba
Estádio Rei Pelé
CSA: Jeferson, Juninho Caiçara, Carlos Diogo, Fábio Lima, Marciano, Anderson, Jean, Magno (Matheus), Camilo, Thiago Potiguar (Tiago) e Fábio Lopes. Técnico: Gilmar Batista.
Coritiba: Vanderlei, Cleiton (Willian), Pereira, Felipe, Márcio Gabriel (Rodrigo Heffner), Rodrigo Mancha, Leandro Donizetti, Marcelinho Paraíba, Carlinhos Paraíba, Marcos Aurélio e Ariel Nahuelpan (Marlos). Técnico: René Simões.
Gols: Marcelinho Paraíba 38/1 e 16/2 (CFC), Márcio Gabriel 9/2 (CFC), Carlinhos Paraíba 41/2 (CFC)
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)