
ARTIGOS
"Atenção, Nação Coxa-Branca. Seja com Giovani Gionedis na presidência, seja com Tico Fontoura, o Coxa não pode se desfazer de Capixaba nem de Jackson, que são os melhores do time, ao lado de Caio e outros. Estão velhos? E daí? O que o Coxa precisa fazer, se deseja sair da Segundona já no ano que vem e comemorar os 100 anos na Série A, é manter os jogadores que cumprem bem suas funções em campo e montar um time que respeite os fundamentos do futebol. Repito: que respeite os fundamentos do futebol!!! Não precisa de craques, mas de jogadores que exerçam direito as funções essenciais do futebol, como Jackson e Capixaba (e que lamentavelmente atuaram em posições erradas em 2005). Vamos aos principais fundamentos do futebol moderno:
É PRECISO TER:
1 - Um bom goleiro, principalmente que saiba sair nas bolas altas.
2 - Uma boa dupla de zagueiros (na verdade, três bons zagueiros, para jogar no 3-5-2 quando necessário), que saibam cabecear e vencer nas bolas altas.
3 - Dois bons alas que saibam marcar bem, subir e centrar direito, e que saibam também fazer gols. Não precisam ser do porte de um Rafinha, mas que cumpram direito esta função.
4 - Um, de preferência dois médio-volantes paredes, para segurar o meio-campo. Também não precisa ser gênio, mas que saiba cumprir bem a função, como fazia Roberto Brum.
5 - Um, de preferência dois meias que tenham o estilo de Ricardinho (Santos), ou seja, que desarmem, saibam armar o jogo (servir) e fazer gols. Não precisa ser gênio, como Gérson ou Rivelino, mas que saiba fazer isso direito.
6 - Dois atacantes goleadores que sejam completos: saibam desarmar, roubar a bola, armar o jogo e, principalmente, fazer gol, como Tevez. Não precisa ser gênio como Tevez, mas que cumpram bem essa função. Capixaba e Jackson podem fazer muito bem o papel, e Capixaba seria um centro-avante falso.
7 - Reservas capazes de exercer essas funções, quando requisitados.
8 - Um técnico inteligente, que saiba armar um time desses para jogar o tempo todo no ataque, porque o ataque é a melhor defesa, com Jackson e Capixaba enfiados lá na frente, pressionando o adversário na saída de bola e sendo servidos para fazer os gols do time, e ao mesmo tempo ajudando o meio-campo.
Então, como você vê, o Coxa não precisa gastar muito dinheiro nem contratar gênios e galáticos, para voltar à Série A. Precisa apenas saber montar um time equilibrado e correto, que respeite os fundamentos do futebol. E o elenco do Coxa já conta com jogadores assim. Há que contratar apenas um ou outro para exercer algumas das funções que foram esquecidas neste Brasileirão, principalmente ter ao menos um médio-volante parede no meio-campo e ter um ataque sem paradaços inúteis jogando enfiados lá na frente.
O Coxa foi para a Segundona, repito pela milionésima vez, porque:
1 - Jogou o Brasileirão inteiro de 2005 com centroavante enfiado lá na frente, o velho "paradaço", peça já condenada no futebol moderno.
2 - Porque não teve o médio-volante parede no meio-campo, como era Roberto Brum. Time que se preze não pode dispensar um jogador para essa função, como Marcelo Mattos faz no Corinthians e Zé Roberto e Émerson fazem na Seleção.
3 - Porque se desfez de jogadores imprescindíveis logo no começo do campeonato, como Rafinha (já havia perdido Tcheco). E agora mostra que vai cometer a mesma besteira, mandando embora jogadores como Capixaba e Jackson. Será que a diretoria eleita, seja Gionédica, seja Tiquinha, vai cometer a mesma burrice outra vez???
Um forte abraço, Tom Capri".
Tom Capri, é jornalista e torcedor do Coritiba, para quem atuou como lateral-esquerdo titular do infanto-juvenil, nos anos 60.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)