ARTIGOS
”A torcida do Coritiba sempre foi conhecida pelo seu elevado grau de exigência em relação aos jogadores. Muitos atletas, aqui podemos lembrar do lateral Reginaldo Araújo, não tinham o direito de errar. Aliás, já eram vaiados antes mesmo de entrarem em campo.
Porém chegou a hora da torcida coxa mostrar sua verdadeira força. Passamos por um dos momentos mais delicados de toda nossa história. A queda para a segunda divisão foi um duro golpe no coração do torcedor Coxa-Branca. Mas agora de nada adianta ficar cobrando pelos erros do passado da diretoria.
Em 2006, faremos 19 jogos em casa, ou seja, serão 57 pontos em disputa. Assim, para o nosso retorno à elite é imprescindível um aproveito muito próximo a 100%. Durante a campanha da Série B, teremos pela frente equipes com o único interesse de se defender.
Os nossos adversários virão com retrancas que apenas com muita paciência serão superadas. Jogos em que a torcida terá que apoiar até o último minuto. Algumas vitórias podem ocorrer apenas nos minutos finais e de maneira muito suada. Somente para dar um exemplo, quero lembrar que a classificação para a segunda fase em 1985 ocorreu aos 44 minutos do segundo com um gol de Lela naquela vitória por 2 a 1 contra do Santos.
Nesses últimos anos vimos Palmeiras e Grêmio retornarem a primeira divisão com times modestos e muito limitados. Porém, com seus estádios sempre lotados, essas equipes tiveram nos jogos em casa uma grande arma contra os adversários.
A vitória na primeira rodada nos deu mais força para superar essa longa jornada de retorno à primeira divisão. Sabemos que a equipe ainda não está pronta, novos reforços devem chegar para fortalecer o elenco. Foi apenas a primeira batalha da longa guerra que teremos pela frente.
Somente com o apoio do verdadeiro Coxa-Branca vamos retornar à primeira divisão. Torcedor Coxa: vamos lotar o Couto Pereira já a partir deste sábado contra o Guarani. Deixem as diferenças políticas de lado. Não interessa se o treinador é retranqueiro, ou se o atacante perde muitos gols. O que precisamos é da união da torcida com o time para a volta à primeira divisão. Temos de apoiar o Verdão durante os 90 minutos.
De agora em diante cada jogo é uma decisão. Deixem as vaias em casa e levem o grito de COXA EU TE AMO para o Alto da glória. Somos nós, os verdadeiros coxas brancas, que vamos recolocar o Coritiba na primeira divisão do futebol brasileiro.”
Carlos Augusto Castello Branco é Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)