ARTIGOS
A hora é do Coxa!!!
"Nos últimos tempos, temos sofrido toda espécie de afronta à nossa gloriosa história. Não convém nem lembrar...
Se não bastasse o resultado dentro do campo, nossa Diretoria Executiva, tão eficiente em termos administrativos e financeiros, tem nos "brindado" com decisões estranhíssimas: teimosia com Lopes, experiência de brinquedo com Lopes Jr., contratações ridículas (Ludemar, Guaru, Julinho, Madureira, Diogo e tantos outros que nem jogaram...).
É claro que estas decisões estranhas da diretoria, capitaneada pelo Presidente Gionédes, nos levaram aos insucessos dentro de campo e o resultado é esta impaciência crônica da torcida com o Presidente, com o técnico, com os diretores, com os jogadores, com o time...
Tudo isso é verdade! Mas, mais verdade ainda, é que o Coxa é maior que todas estas derrotas e decisões calamitosas. A força que a torcida tem demonstrado nos jogos do Couto Pereira (inesquecível o Coxa e Inter do ano passado), as ações da Império Alviverde, a presença positiva e sempre coerente dos Coxan@utas, a ONG que está sendo criada; mostram que o COXA é muito maior que o seu Conselho e sua Diretoria Admnistrativa.
O Coxa é cada um destes torcedores que vibram, choram, pulam de alegria em cada gol. O Coxa é cada uma destas crianças que se vestem de verde e branco em cada jogo em Curitiba, e junto a seus pais, vão ao Couto no desejo de ver o Coxa forte e vitorioso!
Domingo começamos o mais importante campeonato de nossa história. Sim, é mais importante que as Libertadores, que o Torneio do Povo, que o Brasileiro de 1985, pois é neste campeonato de 2006 que recomeça a nossa história!
Em 2006, podemos ter somente um caminho: usar a Série B como alavanca para novos capítulos de sucesso na nossa gloriosa história.
Para tanto, nada vai ser fácil. Jogos duros, gramados ruins, times também querendo a elite do futebol brasileiro... Portanto, teremos de ser fortes, muito fortes. Precisamos fazer valer nossa tradição, nossa camisa, o fato de sermos (junto com o A. Mineiro), o time mais vitorioso entre os participantes deste campeonato.
Estes fatores citados, são importantes, mas é claro que também precisamos da qualidade técnica de nossos jogadores e do sentimento de time do nosso grupo.
Quanto a qualidade técnica, não vejo time melhor que o Coxa neste campeonato. Quanto a termos um time, precisamos muito que os jogadores e comissão técnica, realmente formem uma família, como tem citado o Estevam Soares.
Fora isso, que não é pouco, podemos ter aí o grande diferencial: nossa torcida. Os jogos no Couto Pereira, não podem ter menos de 20 mil torcedores.
Com a força e o amor de nossa grandiosa torcida, podemos transformar o Couto em um fator decisivo para sermos campeões. Sim, devemos buscar o título. Só quem pensa grande, torna-se grande e vitorioso!
Torcida COXA, a diretoria fez a parte dela, criando um pacote muito interessante para os Coxas-Brnacas irem aos jogos. Vamos aderir!!! Vamos apoiar!!!
Vamos esquecer os erros da diretoria, dos insucessos recentes, da escolha do Hidalgo como responsável pelo futebol Coxa... Tudo isto é pequeno perto do nosso amor pelo Coxa e pela necessidade de voltarmos já em 2007 para o nosso lugar.
Domingo começamos a nossa trajetória, com uma importante vitória. Do jeito que os times de sucesso contumam vencer: superando campo ruim, gol no finalzinho (lembrei-me de Coxa e Santos em 1985), com jogadores fazendo a diferença(Fábio Pinto), com o goleiro fazendo uma grande defesa no último minuto...
Mas é só o começo! A trajetória é longa e difícil. Cada jogo será um pedaço que poderá formar um todo inesquecível para a nossa história.
Nos dois próximos finais de semana, jogaremos no Couto Pereira. A hora é do Coxa. A hora é do torcedor ajudar novamente. Vamos transformar estes jogadores em um time, empurrando-os para que com muita raça e determinação, sejamos imbatíveis no Alto da Glória.
Será um passo decisivo para a volta, não só à Série A, mas aos caminhos das conquistas!!!!
Jorge Dietrich reside em Porto Alegre (RS). Jorge é Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)