
ARTIGOS
"Dizem, os que não tem, que vivemos de passado. Pode ser até uma meia–verdade. Mas quem possui momentos únicos para recordar, a cada lembrança pode vivê-los novamente e sentir a mesma alegria que foi presente um dia.
Creio que falo aos mais novos da comunidade (Toda Minha Família é COXA) , porque imagino não tenham tido a possibilidade de conhecer de alguma forma as histórias que fizeram a HISTÓRIA do CORITIBA FOOT BALL CLUB.
A maioria sabe, por exemplo, que já fomos hexacampeões estaduais. Conquista que com orgulho carregamos na camisa e no coração.
Mas talvez fosse bom relembrar que, no caminho do HEXA, houve um ano especial: 1978.
Numa final contra o A. Paranaense, o campeão só seria conhecido depois de 300 minutos sem nenhum gol. Ou seja, três partidas 0x0 e uma prorrogação ainda sem bola na rede.
Eles tinham um time tecnicamente melhor, mas NÓS contávamos com PEDRO ROCHA – eleito um dos cinco melhores jogadores do mundo de todos os tempos – com a 10 e um goleiro, o INACREDITÁVEL MANGA.
Ao final da prorrogação, os pênaltis. Ao verem o MANGA no gol COXA, eles tremeram. Entre as defesas do MANGUINHA, como era carinhosamente chamado pela torcida, a competência de Pedro Rocha & Cia. e as bolas para fora dos atleticanos, levantávamos mais uma vez o caneco.
Foram 300 minutos de uma superioridade técnica deles contra a MÍSTICA do COUTO, o CALOR e o GRITO APAIXONADO de NOSSA TORCIDA e uma CAMISA que por ter HISTÓRIA, mas uma vez fez HISTÓRIA.
Para falar do PRESENTE, recorro uma vez mais ao PASSADO. O Galo foi nosso adversário na semi-final de 1985.
Vencemos aqui – 1x0 – com gol do zagueiro Heraldo, já na parte final do segundo tempo. No Mineirão totalmente tomado, RESISTIMOS ao grande time do A. Mineiro, considerado franco favorito para o jogo e para o título. RAFAEL... SÃO RAFAEL o nome do jogo.
Empatamos em Minas e fomos para a final com o Bangu, quando nos sagramos CAMPEÕES BRASILEIROS.
Tudo isso para dizer que estive presente aos jogos sobre os quais falei e que valeu a pena cada minuto que, como a MASSA ALVIVERDE, eu ACREDITEI. ACREDITEI não apenas no time, mas ACREDITEI no que nos somos.
Somos COXAS e isso basta. ACREDITAR faz parte de NÓS!!!
Saudações Alviverdes",
Guaraci Mercer, publicitário e Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)