
ARTIGOS
"SANGUE FRIO E ATITUDE!
Pode ser que pouca valia ou nenhuma novidade você encontre neste comentário, mas eu não poderia ficar omissa num dos momentos mais importantes da vida do Coritiba e, por conseqüência, da vida de cada torcedor Coxa-Branca, por extensão do nosso estado do Paraná em matéria de futebol. Nunca fui de iludir ninguém, quero dizer, sempre fui muito sincera nas minhas palavras, independente da ocasião. E só escrevo o quê realmente acredito.
Portanto, relembrando os comentários (textos) anteriores só posso deixar um pensamento registrado: o campeonato ainda não acabou. Então, por quê enterrar alguém, no caso, que ainda está respirando? E se a situação mudar no domingo? Para Deus nada é impossível, e sendo dramática a situação, ainda existe um fio de esperança. Assim sendo, vamos aproveitá-lo para o bem. Vamos aguardar o apito final
do jogo contra o São Caetano para depois revermos nossos conceitos, refazendo as contas quantas vezes for preciso, não importa, há de valer o sacrifício.
Estou muito bem lembrada que escrevi desde os primeiros textos aqui neste precioso espaço que nada seria fácil, que existiriam momentos terríveis. E existiram, assim como os momentos de glória. Mas pelo sim, pelo não, os momentos ainda não acabaram.
E a persistência, a garra, a vergonha, e o desafio ou sei lá o quê? E a viagem da torcida para ver o jogo na casa do adversário? Muito bem programada por tantos quantos estão realmente querendo ajudar.
Acredito ser extremamente válida a viagem para assistir de perto o jogo no próximo domingo; não um mero passeio, mas levando no coração e, agora principalmente, no cérebro, o pensamento positivo, e sim na garganta o grito de incentivo o jogo todo. Depois será depois, ainda não chegou, não é depois.
Que ninguém diga que vai lá para ver uma desgraça, pensando assim então que nem vá. Muito pelo contrário, que estará lá para apoiar o seu time e vê-lo vencer. Se as coisas não correrem como queremos, ao menos, foi tentado.
E também como eu já disse e foi escrito aqui mesmo, sou extremamente otimista, NINGUÉM me desanima em qualquer situação de minha vida, por mais que tentem, e ainda tenho o privilégio em vida de ver muita gente recebendo o troco, aí só sinto pena. Não desejo, é a lei da vida. E a questão aqui não é receber o troco, é o contrário, é dar o troco...
E será domingo, agora sim não tem mais adiamento. Guardadas as proporções, se não nos impulsionamos pelo amor, agora que seja pela dor. Desde que o mundo é mundo eu sei que é a dor que fortalece muito mais. Todos (torcedores, equipe inteira, diretoria, imprensa, amigos, vizinhos, conhecidos) têm direito de sentirem-se muito pesados, cansados, chateados, desanimados, desacreditados.
Todos podem chorar, berrar, praguejar, reclamar, culpar, aliás, a gente sempre tem que achar um culpado. Enfim, todos podem jogar-se no chão igual criança, o preço do ingresso será o mesmo. Desabafem, façam lá o que quiserem (no bom sentido) contato que não partam para a violência, mas guardem forças para domingo na hora do jogo, ora bolas!
Repito, a competição ainda não acabou. Assim espero que todos estejam renovados, equilibrados, preparados para o que der e vier, mas não se entreguem. Jamais devemos nos sentir como alguém que cobre o sol com a peneira (eu não me sinto), mas sim alguém com espírito guerreiro até o fim, são 11 contra 11. Dá lhe Coritiba!
Muita mais calma para todos que entrarem em campo no domingo, não entrem como derrotados, e sim como alguém que pode fazer a diferença. De todo o coração, é o que desejo a todos da grande família Coxa-Branca.".
Ruthe Precoma é cronista esportiva, assessora de imprensa do time do J. Malucelli Futebol S/A e uma otimista nata, colaboradora do site Coxan@utas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)