
ARTIGOS
”Estava aqui vendo o site dos Coxan@utas, como sempre faço e li o que escreveu Marcus Popini. Talvez ele sinta o mesmo que eu sinto aqui de Buenos Aires lá no Rio de Janeiro, pois estamos longe de um amor da nossa vida, que é o Coritiba. Não sei, mas parece que de longe a gente sofre mais, pois não podemos ajudar o nosso time como de costume.
Recordo-me de 95, deveria ter 13 anos e ninguém queria me levar para ver COXA e Remo, em uma tarde chuvosa, pois todos em minha casa nao acreditavam no Coritiba, mas eu sim.
O Coritiba ganhou aquele jogo e os jogadores do Remo, saíram pomposos dizendo que iriam ganhar lá em Belém e se classificar, não foi isso que ocorreu e o Coritiba esta onde esta hoje, pois naquele dia e depois no Ceará torcedores e principalmente os jogadores acreditavam que podiam ganhar.
Aqui na Argentina tem uma música que as torcidas (como a do Ferro Carril Oeste, o El Tren de Caballito) cantam que fala que tudo passa por um time de futebol, menos os torcedores e nós que amamos o Coritiba, vamos continuar amando-o sempre, esteja o COXA onde estiver.
Vaya donde vaya voy con vós/
Porque (Ferro) es mi amor y es mi vida/
Se pasaram jugadores, dirigentes/
oooh/
Pero, nunca va pasar toda esta gente/
oooh/
Porque, (Ferro), es una pasion/
Porque se lleva en nuestro corazón.
Como vou a quase todos os partidos do Ferro Carril Oeste aqui, que inclusive é verde e até já troquei camisa do Coritiba com alguns torcedores lá no estádio, sei que eles cantam. Quem também eu já ouvi cantar é a torcida do Racing, que me parece ser a mais fiel e fanática daqui e a do River. A tradução não é difícil:
Esteja onde esteja, estou com você/
Porque o Coritiba é o meu amor e é minha vida/
Já passaram jogadores, dirigentes/
oooh/
Mas, nunca vai acabar com esta torcida/
oooh/
Porque o Coritiba é uma paixão/
Porque se leva em nosso coração/
Não sei se isso vai ser publicado e se os jogadores vão ler. Caso seja, eles mais do que ninguém tem que acreditar, pois a nossa torcida acredita.
O orgulho de ser COXA é maior que tudo e se eles não são COXAS o suficiente, que sejam no próximo domingo, por mim, pelo Marcelo, pelo Luiz, pelo Marcus lá no Rio, por todos os COXAS que amam este time de verdade em todas as partes do mundo, que choram por ele na alegria e na tristeza.
Um abraço a todos aqueles que amam Coritiba. COXA seja onde for sempre estarei junto a ti.
Há que acreditar sempre”.
Antonio Marangon, de Buenos Aires
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)