
ARTIGOS
Coritiba: um time que a gente ama
"São 8 letras, que juntas se transformam, desproporcionam e agigantam um sentimento. O Coritiba Foot Ball Club foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, será o fim? Talvez para quem não sabe o que é o amor.
Neste dia 05 de dezembro acordamos e estufamos o nosso peito orgulhosos de amar o Coritiba Foot Ball Club. Não pelos seus jogadores, não pelos seus ídolos, não pelo seu passado, presente ou futuro, simplesmente nos orgulhamos do Coritiba, porque o amamos em qualquer momento, em qualquer divisão o nosso sentimento continua sendo maior que o seu orgulho e a sua arrogância.
O Coritiba não é nosso pai, nossa mãe, nosso filho, nossos avôs. Às vezes confundimos o Coritiba com uma pessoa, alguém que a gente quer bem. Confudimos o Coxa com uma religião, uma crença. Confudimos o Coxa com quem existe e com o que já não existe. Porém, basta a simples presença das cores verde e branca para não nos confudirmos e sorrirmos pelo Coritiba.
Somos felizes por sabermos o que é sair de casa, na chuva ou no sol, no frio ou no calor, no dia ou na noite e ir ao Couto Pereira ou a qualquer outro lugar desse mundo e cantar para o mundo inteiro ouvir a palavra que amedronta os adversários:Coooooxa.
Um clube gigante que tem na força de sua torcida algo diferente e especial. Algo que tem 4 letras como a palavra Coxa. Esse algo se chama AMOR, não medimos o nosso amor pelo Coritiba, não medimos as nossas conquistas. Somos felizes porque o amamos e estaremos ao lado dele, assim como nossos pais estão ou estiveram do nosso lado, assim como estaremos ao lado de nossos filhos.
A torcida Coxa evoluiu com a desgraça, com as trapassas e agigantou um sentimento. No ano que vem, entraremos em campo para enfrentar times de menor expressão e não teremos a mídia que os outros tanto se importam. Não queríamos estar na segunda.
Porém, estaremos presentes em todos os jogos cantando e amando o Coritiba, como aprendemos a fazer desde que nascemos.
Que nesta data, fique eternizado para as pessoas deste mundo que o nosso amor pelo Coritiba é muito maior do que qualquer coisa que se possa imaginar. E nesta data,
saibam que apenas uma lágrima desceu de nossos olhos. Mas em nossos corações permance a alegria de ser Coxa-Branca.
A queda para a segunda divisão só nos faz hoje querer te amar, querer te querer, vencendo ou perdendo o Coritiba é algo que jamais alguém poderá explicar, que mexe com a gente e no final, nos faz feliz simplesmente por existir.
O nosso amor vai ficar e vai incomodar quem nos inveja. Quem sorri com a nossa desgraça e o nosso sofrimento. Nada do que os outros façam e nada do que os outros queiram vão diminuir o nosso sentimento.
No ano de 2006, o time lá de baixo pode conquistar o título Brasileiro, a América e até o mundial. De fato vocês podem se tornar um grande clube, talvez o maior: Porém, a única coisa que vocês jamais podem conseguir, será ser maior que o Coritiba, um time que a gente ama.
Obrigado a Deus por me fazer Coxa-Branca, me fazer saber e sentir o que só quem veste esta camisa apaixonada sabe. O Coritiba é um time de glórias. Mas acima de tudo UM TIME QUE A GENTE AMA.
E que soem pelo mundo as três pelas que vem de um coração verde e branco e que não desmentem o sentimento de uma nação que canta e vibra com as cores verde e branca:"Coxa eu te amo"".
Raphael Vinicius, universitário, integrante do Comando Pani, Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)