
ARTIGOS
Futebol na TV. Bom pra quem vê, melhor para quem aparece
"Finalmente os clubes paranaenses fecharam com uma emissora para a transmissão do Paranaense 2006. Além de ser uma boa notícia aos torcedores, que poderão ver, já na primeira transmissão, Toledo x Coritiba ao vivo, a notícia impacta diretamente os negócios dos clubes.
Li em algum lugar que os dirigentes do Toledo até abriam mão da grana da TV, o importante era ter essa vitrine para expor jogadores. E não é que eles estão certos. É lógico que os clubes merecem receber uma parte do quinhão, afinal são eles que bancam o espetáculo. Mas ficar de fora da TV é muito pior do que não receber a verba dela. É perder espaço. Primeiro para os times de São Paulo, do Rio, de Minas, do escambau. Depois para os jogadores destes times, que são valorizados por estarem o tempo todo na TV. E finalmente, entre os patrocinadores.
De que adianta investir a verba para patrocinar a camisa do Coritiba se ela só é visível para 4, 5 ou mesmo 10 mil torcedores que vão ao jogo? Dá o mesmo efeito que colocar uma placa no estádio. Com a TV, Gionédis e os outros presidentes de clube, ganham força para vender melhor seu peixe.
Um bom exemplo disso, são as notícias que dão como certa a transmissão da série B pela Globo todos sábados, que apesar de render menos do que os clubes queriam, possibilitará maior rentabilidade aos clubes que, com espaço nobre na TV, poderão negociar melhores patrocínios e ações de marketing".
Gilson Genez é publicitário e jornalista. E Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)