
ARTIGOS
"Não gosto do Che Guevara. Nunca gostei. Acho que o caminho das armas não foi, nem nunca será o melhor caminho. Mas sempre o respeitei pela determinação em buscar seus ideais. Certo ou errado, morreu lutando pelo que acreditava.
A revolução Cubana rompeu com os laços que fizeram da ilha quase que uma extensão dos EUA ao longo do século XX. O sonho dos missionários da redenção continental materializou-se especialmente na pessoa do segundo homem da revolução cubana, Ernesto Che Guevara, que carregava a chama da insurgência, espalhando a esperança da igualdade social através da luta anti-imperialista.
Nos últimos dias via o cenário Coritibano no Campeonato Brasilerio como o de Cuba pré-revolucionária. Via a necessidade de se lutar com inimigos muito mais poderosos
e numerosos. E que estão dispostos a usar de qualquer artimanha para saírem vencedores.
Hoje, como ocorreu em Cuba, nossa Nação mostrou-se disposta a lutar. Senti isso no Coritiba de hoje! Um Coritiba guerreiro, com alma (torcida) guerreira! Nossa torcida mostrou alma e coração hoje.
Como diria Che: "Hasta la vitória, siempre!""
Marcelo Nogoseke
Marcelo Nogoseke, engenheiro, trabalha numa grande empresa 100% nacional da cidade de São José dos Campos (SP). Compromissos profissionais fizeram Marcelo deixar Curitiba. Mas seu amor pelo Coxa permanece mais vivo do que nunca.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)