
ARTIGOS
“Incansável, o colunista Luiz Carlos Beteneheuser Júnior, toca em uma de suas ultimas crônicas num tema que por muito tempo acompanhou a nossa geração de torcedores alviverdes: a acusação de uma suposta “frieza” de nossa torcida.
Isso foi criado com a ajuda de uma crônica atleticana velha e recalcada, que assistiu na década de 70 ao Verdão ganhar tudo de todos, principalmente deles.
Sem ter ao que se apegar, começaram a plantar a mentira. Diziam aos 4 ventos que os torcedores do A. Paranaense eram mais apaixonados e levavam sem desanimar o time às vitórias (quais vitórias?)
Ledo engano, amigos.
Quem não se lembra do MUC - Movimento Unido Coritibano, que embalado por um senhor que jogo após jogo, tirava o paletó e a gravata em frente aa torcida e ali mesmo, com traje e vocação de menestrel, comandava a massa sem parar.
Assim também foram os momentos de gloria da MANCHA (inesquecíveis), da JOVEM e já há um bom tempo da IMPÉRIO.
Aliás, falava como o Osvaldo Dietrich, Vice-Presidente da IMPÉRIO, como a cada jogo, temporada, vitória ou derrota essa TORCIDA tem dado e comandado um verdadeiro SHOW da nossa GENTE.
Tudo isso sem falar do TORCEDOR "anônimo". Aquele que veste sua camisa, pega seu radinho, se mistura à multidão e torce, empurra, vibra com o COXA a cada jogo, sem faltar a nenhum deles.
Fica para REFLEXÃO:
Que outra TORCIDA criou e canta do fundo da alma e das entranhas do coração, em qualquer momento... “EU TE AMO!”?
A NOSSA.
Quantas vezes, derrotados no campo, nossos jogadores saíram sob um coro que se negava a parar de “COXA EU TE AMO!” , deixando torcidas adversárias perplexas!
Você está certo, Luiz. Nossa TORCIDA está fazendo - cada vez mais - até os infelizes comentaristas sem títulos (deles), engolirem esta e outras mentiras das quais viveram e se alimentaram sozinhos.
Ninguém declara um amor que não sente.
Eternamente:
COXA EU TE AMO!!! “
Guaraci Mercer, publicitário, ex-Diretor de Marketing do Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)