
ARTIGOS
O encontro de uma Nação com sua alma, com sua identidade, com seu amor
Sabemos desde muito que o esquadrão HEXACAMPEÃO paranaense da década de 70 não volta mais. Que os heróis campeões do TORNEIO do POVO - nosso primeiro título nacional - ficaram no coração e na memória de cada um de nós e isso sem falar no BRASILEIRÃO de 1.985. Sabemos que os tempos gloriosos de títulos acumulados uns atrás dos outros dificilmente se repetirão. Vivemos outra realidade. Mas que tudo que fez de nós o que somos, um dia aconteceu.
Sem faltar com a verdade, confesso a vocês: como assistia aos jogos do CORI na curva oposta a dos nossos "adversários", eu enxergava (eu não sou cego) algo que parecia um preto com vermelho desbotado e um punhado de gente. Entravam quietos e saiam calados. Criança, eu não entendia muito bem o que eles vinham fazer no MAJESTOSO.
Foi a época da TORCIDA ALVIVERDE das PALMAS a cada BOLA na REDE. O TIME dava o SHOW e nós gritávamos GOL e aplaudíamos. Não só vencíamos os CLÁSSICOS, como levávamos TORNEIOS e CAMPEONATOS. Tantos CRAQUES formavam nossos ESQUADRÕES que é mesmo injusto nominá-los. Se não pela SAUDADE.
Apenas alguns que me vêm à memória rapidamente (e buscando a ajuda dos HELÊNICOS para situar de forma precisa cada um deles no tempo e no espaço), seguem:
PEDRO ROCHA (meia);
WILTON (ponta direita);
JAIRO - São JAIRO (goleiro);
ELY CARLOS (meia);
DUÍLIO (zagueiro);
LUIZINHO (atacante);
TOSTÃO (meia);
CARLOS ALBERTO (meia);
SERGINHO (meia);
ALADIN (ponta esquerda);
LUIS FREIRE (meia);
OSMARZINHO (meia);
HERMES e NILO (laterais).
E assim, uma lista de talentos sem fim que honraram o MANTO ALVIVERDE através dos tempos.
Era, caro(a)s COXAS sentar na arquibancada e esperar em que minuto do primeiro tempo começaria o ESPETÁCULO. O TIME por si só era IMBATÍVEL. Prova disso que ganhamos o TORNEIO do POVO e ainda considerando o CAMPEONATO BRASILEIRO, fora do COUTO PEREIRA.
Pois bem, vida que segue e os mesmos torcedores, seus filhos e netos tiveram de uma hora para outra que conviver com uma nova realidade. Escassearam-se os títulos, os craques e as vitórias.
Atônitos, sem o SHOW e as PALMAS, PERDEMOS a IDENTIDADE. Cada GERAÇÃO de TORCEDORES via o CORITIBA de forma diferente... Tinham vivido momentos diferentes. Não havia mais uma REFERÊNCIA do que éramos.
Então ato contínuo, não sabíamos se gritávamos, incentivávamos ou vaiávamos. Cansados de tantos maus resultados, seis anos de serie B e de passarmos vergonha até em regionais, nossa alma VERDE e confusa, se recolheu. Foi buscar dentro de si uma resposta, um caminho.
Passada a contrição, encontramos na raiz de nossos valores e dos HERÓIS que em quase século de vida construíram nossos alicerces, as respostas que tanto buscávamos.
Nascia DEPOIS de uma gestação dolorosa uma NOVA GERAÇÃO de COXAS.
E nossos vovôs, adultos e crianças, concluíram ao olhar para o COUTO que chegara a hora da MAIOR TORCIDA do ESTADO GANHAR VEZ e VOZ. O CORITIBA não precisava somente dos aplausos após os gols, era necessário mais que isso: JOGAR JUNTO TODO TEMPO, O TEMPO TODO. E foi nessa avalanche do RESGATE ALVIVERDE que algum anônimo numa CENTELHA DIVINA cunhou a EXPRESSÃO ILUMIDADA que passou a representar o SENTIMENTO COXA POR INTEIRO:
“COXA EU TE AMO!!!”
Acreditem, não há combinação de palavras que se identifique tanto e de maneira tão inconfundível com NOSSA TORCIDA. Por isso, a expressão por si só adotou a cada um de nós e não ao contrário.
Tire a dúvida para verificar se você ama mesmo o COXA:
1- Você jurou ao sair do COUTO não voltar ao ESTÁDIO depois de mais uma derrota e chegando em casa já havia mudado de idéia?
2- Você não apenas gritou ”COXA EU TE AMO!!!”, mas junto com as palavras teve de segurar as lágrimas engasgadas ou mesmo sem contê-las, escorreram pelo seu rosto?
3- Você assistiu a todos os jogos do COXA no PINHEIRÃO, até que o tabu se quebrasse e TOSTÃO de cabeça, num fim de tarde chuvoso e já ao término do jogo escorasse de cabeça para o fundo das redes de Marolla , resfriando ainda mais a já fria torcida dos GELÁTICOS?
4- Você não perde um jogo do VERDÃO e tem ORGULHO de FAZER de seu FILHO ou FILHA um NOVO COXA de sangue 100% ALVIVERDE?
5- Você grita e canta com a IMPÉRIO os noventa minutos?
6- Você ainda se emociona ao ver a entrada dos jogadores em campo, acreditando que para o COXA tudo é mais difícil e que ao ver os jogadores pisarem no gramado, pisamos o tapete do ALTO da GLORIA também, para jogarmos juntos?
7- Você que assiste aos jogos nas SOCIAIS já BRADOU (sem violência) contra comentários e comentaristas da crônica "deles" e muitos não voltaram?
8- Você visitou e visita o COUTO fora dos dias de jogos e contempla um exemplo de engenharia, movida e construída por amor e vendo o verde daquele gramado recorda quantas alegrias já viveu ali.
Bom, se você se encaixa em pelo menos um dos itens acima, não tenha dúvida, estufe o peito e GRITE:
“COXA EU TE AMO!!!” “COXA EU TE AMO!!!” “COXA EU TE AMO!!!”
AMOR é uma virtude MAIOR, PERENE e INDEPENDENTE de tudo e de todos. É um SENTIMENTO NOSSO. É um SENTIMENTO COXA.
Quem fala com o PODER do AMOR, vale por DOIS. Transforma com sua AURA, INDECISOS em COXAS convictos.
Por tudo isso, mas não apenas por isso AMAMOS O COXA e BASTA. Pois acreditem que da euforia curta da paixão restam dor e arrependimento. Dura pouco. Nada mais é que empolgação BARATA.
Mas do AMOR brota a ENERGIA para MULTIPLIARMOS nossa TORCIDA, torcida que hoje tem consciência que cada um possui apenas COMPROMISSO com seu CORAÇÃO e não com RESULTADOS e que por isso FAZ TODA a DIFERENÇA.
“COXA EU TE AMO!!!” “COXA EU TE AMO!!!” “COXA EU TE AMO!!!”
Guaraci Mercer
COXA EU TE AMO!
Profissional de Marketing
Torcedor Coxa-Branca, você pode ajudar o Coritiba Foot Ball Club. É fácil, rápido e não custa nada.
Repasse este texto e esta imagem para todos os teus amigos torcedores do Verdão do Alto da Glória. E ao assinar suas mensagens eletrônicas, use a frase COXA eu te AMO!!!
Para acessar esta comunidade COXA eu te AMO!!! clique aqui
Arte: André Gustavo Brustolin
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)