
ARTIGOS
"O PODER DO AMOR E DA CRENÇA
O que escrever sobre o CORITIBA FOOT BALL CLUB? O Clube mais tradicional deste Estado e aquele que é amado incontestavelmente pelo seu povo?
A angústia que tomou conta dos nossos corações alviverdes nesses últimos meses é enorme.
Jamais, em sã consciência, imaginaríamos que esse clube fantástico, cheio de glórias, passaria por este tormento. Mas não é hora de desistir, não é hora de reclamar, não é hora de aceitar passivamente a condição em que estamos. Cito como exemplo o que fez a nossa torcida co-irmã de Minas Gerais.
Os seguidores do CAM, mesmo cientes, de forma antecipada, do descenso inevitável, apoiaram seu clube de forma irrestrita até o apito final da partida contra o Vasco da Gama, pois, em seu íntimo, sabiam que a sua força seria determinante para um possível, mas remoto, contorno da situação.
Encheram o estádio, tal qual nós fazemos; apoiaram incessantemente o time (mesmo sabendo das limitações e muitas vezes corpo mole de alguns), tal qual fazemos e somente entregaram os pontos quando a frieza dos números não mais lhes conferiam esperanças.
Por que cito este exemplo? Por um simples motivo: fosse a situação inversa, ou seja, o Galo jogando em casa, brigando por uma vitória para continuar na elite, mesmo dependendo de outros resultados, alguém tem dúvida que o Mineirão estaria entupido com mais de setenta mil pessoas cantando a plenos pulmões?
Tenho a mais absoluta convicção que se pudéssemos perguntar a qualquer torcedor do Galo se eles gostariam de estar na nossa situação, a resposta seria óbvia e inevitável: COM CERTEZA!!!
Então, meus irmãos e irmãs Coxas-Brancas, vamos reagir!! Nada de baixar a cabeça!! Isso não faz parte da nossa fibra, da nossa raça, da nossa história!!
Enquanto houver esperança TEMOS O DEVER DE LOTAR O MONUMENTAL COUTO PEREIRA e cantar o TEMPO TODO!
Sejamos inteligentes, é melhor cantarmos por noventa minutos de forma incessante, nem que fiquemos todos sem voz por uns quinze dias, a ficar anos e anos no ostracismo da segunda divisão!
Esse é o jogo da nossa vida! Não lamentemos o passado! Os quarenta e um jogos anteriores já não importam! Os erros cometidos não devem ser lembrados! Temos que nos focar neste jogo, nestes noventa minutos que requerem uma simbiose perfeita entre torcida e jogadores!
O que me leva a crer que teremos um final feliz é que o resultado que precisamos é mais do que absolutamente natural de acontecer (vitória do Cruzeiro sobre o São Caetano), e arrisco a dizer: o resultado de domingo passado vai refletir diretamente nesta última rodada, e afirmo: o time do ABC paulista vai se arrepender amargamente de ter sido covarde.
Analisemos friamente. Fôssemos nós torcedores daquele time, jogando em casa contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, qual teria que ser a postura do time dentro de campo? Agredir, Agredir e buscar a vitória a todo custo (como fizemos em casa contra o Figueirense e Ponte Preta, por exemplo).
E o que fez o São Caetano? Tocou a bola, deixou-se envolver pelo time esmeraldino, como se o empate selasse nossa derrocada final! Pensem nisto: eles se arrependerão de terem sido covardes e os gritos de "segunda divisão" proferidos por aquela meia dúzia de testemunhas serão o retrato da própria sina que lhes aguarda.
Contrariando aqueles que jogaram a toalha, dizendo que o Inter vem aqui disputar um título, questiono: o Coritiba vai disputar o quê? A VIDA!!!
A motivação dos jogadores, dirigentes e torcida do Colorado gaúcho jamais pode ser maior que a nossa, pois estaremos na NOSSA CASA e jogando os noventa minutos mais importantes da nossa história!
Nada poderia ser pior que a dor da queda! Prefiro sentir o gosto amargo da perda de um título contra o rival nos pênaltis a ver o meu amado Coxa, por si só e sem luta, rumar em direção ao calvário! Não, isso não irá acontecer!
Eu, você, todos nós não nos entregaremos sem luta. O que mais tememos pode acontecer, é verdade, mas que seja com luta, com sangue, com honra!!
Jogadores que vestem esse manto sagrado faço um apelo, somente um: JOGUEM COMO SE SUAS VIDAS ESTIVESSEM EM JOGO!!
JOGUEM COM O CORAÇÃO PREENCHIDO PELA ESPERANÇA, PELA FORÇA E PELA PUREZA DE UMA CRIANÇA QUE ACREDITA QUE TUDO É POSSÍVEL, BASTANDO SOMENTE ACREDITAR.
NESTES NOVENTA MINUTOS NÃO PENSEM NO FINAL DO ANO, NO QUE IRÃO RECEBER ANTES DE PEGAR SEUS MATERIAIS ESPORTIVOS E IREM EMBORA DO ALTO DA GLÓRIA OU PARA QUE CLUBE IRÃO NA PRÓXIMA TEMPORADA.
PELO MENOS NESSES NOVENTA MINUTOS JOGUEM COM TODA A RAÇA PECULIAR AO SOLDADO FERIDO QUE DEFENDE COM SUA VIDA A BANDEIRA QUE HOSTENTA EM SEU PEITO.
MENTALIZEM UMA IDÉIA HIPOTÉTICA DE QUE TODOS VOCÊS NASCERAM EM CURITIBA E DESDE PEQUENOS NUTRIRAM UM AMOR INCOMENSURÁVEL PELO CORITIBA, POIS AGINDO ASSIM, TENHO CERTEZA QUE VOCÊS CONSEGUIRÃO FAZER A SUA PARTE.
Se os outros resultados não ajudarem, carregarão para sempre na memória a certeza do trabalho realizado, terão a consciência que tentaram até o último minuto e assim serão lembrados como homens de caráter.
Deixem um legado, escrevam uma página gloriosa em suas vidas – essa é a maior das oportunidades. Imaginem o orgulho que hoje sentem os jogadores do Grêmio, após todo o sufoco pelo qual passaram! Espelhem-se neste exemplo!
Nunca desistam!!
E se no final desses noventa minutos permanecerem na primeira divisão terão o nosso eterno agradecimento.
À fantástica torcida Coxa-Branca, também um pedido: VAMOS TODOS AO NOSSO ESTÁDIO!! TALVEZ NUNCA O NOSSO AMADO CLUBE PRECISOU DO APOIO DE TODO O SEU POVO!! VAMOS CANTAR, SE EMOCIONAR, EMPURRAR O TIME E TORCER!
Tenho certeza de que algo muito positivo nos está reservado!! NOSSA FORÇA É A NOSSA ESPERANÇA E NOSSA ESPERANÇA É TUDO DO QUE PRECISAMOS PARA VIVER!! FORÇA CORITIBA, TEU DESTINO É VENCER!!!
VAMOS TODOS NESSA CORRENTE POSITIVA AO COUTO PEREIRA! TENHO CERTEZA QUE SAIREMOS INEBRIADOS DE EMOÇÃO E CONTAGIADOS PELA FELICIDADE EXTREMA DE VER NOSSO AMADO CLUBE PERMANECER EM SEU DEVIDO LUGAR!!
Sinceras saudações alviverdes".
Percy Goralewski, 28 anos. Percy é Técnico em Eletrotécnica formado pelo Cefet-PR, formando de Direito da PUC-PR agora em 2005.
Torcedor do Coritiba desde sempre e uma pessoa que não costuma ficar inerte perante um ideal.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)