ARTIGOS
"FUTEBOL NÃO SE JOGA SOMENTE COM OS PÉS! É PRECISO QUE A EQUIPE ENTRE COM A ALMA EM CAMPO, NUNCA ESQUECENDO-SE DE QUE A UNIÃO DO GRUPO É O PONTO DE PARTIDA"!
Sabemos que nem a torcida do Cori, nem a Diretoria do Coxa e nem mesmo a Comissão Técnica do Verdão tem hoje, facilmente em mente o "11" (ONZE) que estréia no Brasileiro frente ao Remo no Pará, dia 15 de abril de 2006.
Como vemos, estamos às portas de nosso primeiro jogo que dará início a nossa escalada com vistas ao objetivo de voltarmos à Divisão Especial do Futebol Brasileiro, lugar aliás que um clube que foi um dia CAMPEÃO BRASILEIRO, não pode de maneira alguma ficar de fora.
Tomei conhecimento de que estamos atualmente com 48 (quarenta e oito) atletas no elenco e que 18 passariam a treinar em separado(interessante. Dezoito é exatamente o número de jogadores que entram no campo e ficam à disposição do técnico para as partidas). Se olharmos os números é quase que um contrasenso possuírmos 48 jogadores e não termos, às portas do início do Campeonato, os 11 ou os 18 atletas que entrarão no campo de jogo no Pará, dia 15.
Lógico que somente 11 vão para dentro das quatro linhas, mas existem ocasiões que quem fica no banco de reservas, acaba se tornando mais importante do que quem inicia o jogo.
Diante da atual situação, temos que deixar a paixão de lado e analisarmos as coisas com frieza, pois o futebol é "implacável" e qualquer erro a partir de agora, pode significar muita tristeza para toda a nação Coxa-Branca.
Com certeza, a equipe que estreará contra o Remo não terá ainda entrosamento, o chamado "CONJUNTO" e dificilmente teremos um Padrão de Jogo que funcione 100%, em função de na verdade sermos um time totalmente novo e estarmos ainda em fase embrionária e que para nos tornarmos bebê, ainda falta muita coisa.
Tomara que durante o Campeonato possamos crescer nos tornando criança e rapidamente possamos atingir a jovialidade, para em breve, muito breve, jogarmos como um "TIME ADULTO"!
Assim, para a estréia é preciso mentalizar o grupo para entrar em campo com a "ALMA". Muitos podem pensar que o futebol se joga com os pés, mas é fundamental, neste magnífico esporte que é a "PAIXÃO MAIOR DO BRASILEIRO", saber que a mente e a alma são os verdadeiros fluídos para o sucesso.
É necessário, para compensar a falta de conjunto, motivar o elenco no sentido de fazê-los ver que o início do campeonato pode significar a arrancada para a volta à Divisão Especial do Futebol Brasileiro.
A Raça quando chega a campo, vinda impulsionada pela Alma dos Atletas, traz resultados satisfatórios e imensos, o que pode surpreender a todos, desde o mais humilde torcedor, que chora com o time nos momentos ruins e vibra nas vitórias, até o mais alto diretor, que luta para ver o clube no ponto mais alto das Galerias.
Com muita raça, originária da "ALMA" empregada por cada atleta na estréia contra o Remo e nos demais jogos da Segundona Brasileira, complementada principalmente com "MUITA UNIÃO" do Grupo, tenho certeza que se assim fizermos e assim agirmos, em "2007", seremos uma das equipes integrantes da Divisão Especial do Futebol Brasileiro, voltando ao lugar que deve ser sempre nosso.
Agora é o momento de não apontar mais culpados por estarmos na Segunda Divisão, mesmo porque devemos ter aprendido com a sucessão de erros cometidos nos últimos tempos. O negócio é esquecer as desavenças, empurrar para debaixo do tapete os desencontros e desacertos e buscar novos rumos para o nosso querido Verdão.
Se quisermos voltar à Divisão Especial do Futebol Brasileiro temos que fazer uma Corrente Forte onde a "UNIÃO" de Torcedores, Diretores, Comissão Técnica e principalmente dos Atletas vai nos tornar fortes e todos sabemos que um time onde a UNIÃO está presente, dificilmente será batido.
Dá-lhe Verdão! Você é Grande! Você já foi e é Campeão Brasileiro de Futebol! Campeão do Torneio do Povo! Fita Azul! E um dia foi Hexacampeão Paranaense!
Sua tradição e sua camisa sempre foi e é respeitada! Assim seu lugar é na Divisão Especial do Futebol Brasileiro!
Vamos transmitir aos nossos Atletas esse Pensamento e vamos fazer desse pensamento, o primeiro degrau para entrarmos em campo com a "ALMA" e com "MUITA UNIÃO"!!!
Se entrarmos em campo com a Alma e Unidos dificilmente seremos batidos!!!"
Saudações Alviverdes!
Elizeu, meio-campista Campeão Brasileiro em 1985. Atualmente treina o Santa Quitéria, da Divisão de Amadores.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)