Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
No retrospecto da história Alviverde, 2008 é lembrado como um ano positivo. Não foi espetacular, mas muito acima da média das temporadas do clube nos últimos 30 anos.
Aspectos positivos foram o retorno sem sustos à série A do Campeonato Brasileiro (nona colocação) após amargar dois anos na segunda divisão, a consolidação do atacante Keirrison como o grande jogador da equipe (artilheiro do estadual e do brasileiro) e a conquista do Campeonato Paranaense contra o arquirrival, com a partida decisiva no meio estádio, cópia fiel dos Supermercados Condor.
De negativo, a falta de fôlego da equipe no final da competição para poder aspirar uma melhor colocação, que lhe garantisse ao menos uma vaga para disputar a Taça Libertadores da América no ano seguinte, que marcaria o centenário do Alviverde.
Após derrota em casa por 1x0 para o Grêmio, diante de mais de 30.000 torcedores, o Verdão teria o Santos como adversário da décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, partida marcada para a Vila Belmiro.
O Coritiba começou a partida melhor e logo aos 15 minutos abriu o placar em cobrança de falta do atacante Keirrison. Até então Keirrison não exercia esta função.
Após o gol do Coritiba, o Santos se organizou melhor e passou a incomodar o Coritiba, tendo sua melhor chance aos 22 minutos, quando Maikon Leite acertou a trave.
A segunda etapa iniciou com o Santos tomando a iniciativa e o Coritiba marcando forte e saindo rapidamente para os contra-ataques, maneira pela qual ampliou sua vantagem, quando Keirrison marcou após rebote do goleiro em arremate de Rubens Cardoso.
Mas o Coritiba não teve sossego, pois três minutos depois, Maikon Leite, melhor do Peixe na partida, marcou o primeiro da equipe da casa. Aos 32 minutos, o Santos quase empatou em finalização de Kléber Pereira que parou em Édson Bastos.
No momento de maior pressão do ataque santista, o Verdão soube aproveitar os espaços oferecidos pelo adversário, e em jogada de linha de fundo pela direita, Keirrison escorou de cabeça para marcar o terceiro e acabar com o ímpeto santista.
O Coritiba iniciava uma sequência de três vitórias (Santos e Vasco fora e Sport em casa), sua melhor na competição, finalizando o primeiro turno na sexta colocação.
Esta partida também ficou marcada por tratar-se da primeira vitória em partidas oficiais do Coritiba sobre o Santos em território paulista.
Keirrison ainda marcaria mais quatro gols no alvinegro praiano na vitória do Coxa por 5x1, agora em Curitiba, pelo segundo turno da competição. O K9 marcou sete dos 21 gols que o fizeram artilheiro do certame, ou seja, um terço dos gols sobre o Santos. Possivelmente um recorde, considerando que todos ocorreram numa temporada apenas.
Ficha Técnica
Santos 1x3 Coritiba - 03 de agosto de 2008
Estádio: Vila Belmiro.
Santos: Douglas, Marcelo, Domingos e Vinícius; Apodi (Quinonez), Dionísio, Michael (Wesley) e Molina (Lima); Kléber Pereira e Maikon Leite. Técnico: Cuca.
Coritiba: Édson Bastos, Rodrigo Heffner (Arilton), Nenê, Maurício Ramos e Guarú; Rodrigo Mancha, Alê, João Henrique (Hugo), Carlinhos Paraíba (Ricardinho) e Rubens Cardoso; Keirrison. Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Keirrison (CFC) (3) 15/1, 23/2 e 35/2 e Maikon Leite (SAN) 26/2.
Público pagante: 10.261 pessoas.
Árbitro: Pablo dos Santos Alves
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)