
Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
O adversário do confronto desta quarta é um dos clubes mais tradicionais do Estado, tendo escrito uma história de 84 jogos com o Verdão. Entre os clubes em atividade no Paraná, Coritiba e Rio Branco foram os protagonistas da partida oficial mais longínqua.
O primeiro encontro entre as equipes é simbólico. Foi a primeira partida de ambos na história do Campeonato Paranaense, que ocorria pela primeira vez. A partida aconteceu no dia 30/05/1915, e acabou em um empate por 1x1; com gol do artilheiro Maxambomba.
Dos 84 confrontos, que poderiam ser muito mais numerosos caso não fossem os hiatos entre 1916 e 1956 e entre 1980 e 1995, foram 61 vitórias do Glorioso, 16 empates e 7 vitórias do Leão da Estradinha. Considerando apenas os jogos em Curitiba (46 partidas), o Coxa obteve 33 vitórias, 11 empates e 2 derrotas.
Apesar dos números amplamente favoráveis ao maior do Estado, o Rio Branco tem sido um visitante bastante incômodo nos últimos anos. Dos últimos seis confrontos no Alto da Glória, levou quatro empates. Um deles, em 3x3, com o gol de empate do Coritiba sendo marcado ao apagar das luzes pelo goleiro Wilson. A última vitória alviverde conquistada em Curitiba ocorreu em 2018, na final da Taça Dionísio Filho (primeiro turno do Campeonato Estadual), pelo placar de 3x0, com gols de Alecsandro, Thalisson Kelven e Guilherme Parede, em confronto que garantiu a vaga na finalíssima contra o vencedor do segundo turno.
Coritiba 3 x 0 Rio Branco 0 - 25 de fevereiro de 2018
Estádio: Couto Pereira
Coritiba: Wilson, Marcos Moser, Thalisson Kelven, Romércio e Léo Andrade; Vitor Carvalho (João Paulo) Júlio Rusch e Thiago Lopes ; Iago Dias (Pablo), Alecsandro e Guilherme Parede (Kady). Técnico: Sandro Forner.
Rio Branco: Jhones, Raul, Thiagão, Victor (Maringá) e Kessi; Fernando, Marco Túlio (Eric) e Camargo; Vandinho, Rodrigo Jesus e Kauhan (Damião). Técnico: Cleverson Maurílio.
Gols: Alecsandro (CFC) 37/1, Thalisson Kelven (CFC) 15/2, Guilherme Parede (CFC) 23/2.
Árbitro: Felipe Gomes da Silva.
Público pagante: 11.881 pessoas.
Público total: 14.662 pessoas.
Coritiba 1 x 1 Rio Branco - 30 de maio 1915
Estádio: Estádio do Prado
Coritiba: Hantschick; Wenceslau e Carlos Glaser; Willy e Muller; Kurt, Fritz Essenfelder e Agnelo; Ricardo Thielle, Maxambomba e Beto. Técnico: Sem registro.
Gol do Coritiba: Maxambomba
Árbitro: Magnus Flygare
Público: desconhecido.
Fonte: historiadocoritiba.com.br (Helênicos).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)