
OPINIÃO
O Coritiba não pode ficar desatualizado!
Estou otimista com o atual time do Coritiba, que encontrou, finalmente, o caminho da raça e do bom futebol. No entanto, não posso deixar de alertar aos Coxas-Brancas que o Coritiba não pode parar nem adormecer nesse berço esplêndido da Série B, precisa caminhar firme para o futuro!
Como gosto de ler sobre futebol, hora dessas fui pesquisando o que os demais grandes clubes brasileiros estão fazendo do seu patrimônio e o resultado me deixou preocupado com o futuro do Coritiba.
O Fluminense recebeu a concessão de uma área na cidade de Duque de Caxias, para montar lá o seu CT, e já conta com um ginásio poliesportivo e um campo oficial, em terreno bem próximo do CT de Xerém, que é destinado exclusivamente às categorias de base do clube; o Santos criou camarotes à beira do campo para arrecadar mais com ingressos e ainda por cima está em obras de seu CT de categorias infantis, o "Meninos da Vila", que virá a complementar o CT Rei Pelé; o Vasco da Gama está construindo, também em Duque de Caxias, um CT, após o que passará a reformular o estádio de São Januário; o Flamengo está investindo também em um CT; o São Paulo inaugurou no ano passado a maior estrutura de treinamento de categorias inferiores, um CT completo, com centro médico e fisiológico para criar novos craques; o time das Vilas está voltando para o seu tradicional estádio e tem investido, na surdina, em um CT completo, além de revitalizar muitas das suas dependências sociais; o Figueirense, investindo em CT e iniciando um trabalho para captação de investidores para um novo estádio; o Internacional, calcado em seu grande estádio e em sua estrutura patrimonial, anunciou que chegou a 40 mil sócios que pagam em dia, o que implica uma renda mensal de 1 milhão de reais!
Em outras palavras, o Coritiba, que há pouco tempo atrás estava em vantagem em relação a esses clubes por ter um bom estádio e um CT funcional, começa a ser ultrapassado em razão da óbvia evolução do futebol brasileiro. Não custa lembrar que até pouco tempo, o Fluminense estava na Terceira Divisão, o Santos estacionado no tempo e o Internacional insolvente!
É preciso voltar para a Primeira Divisão, concordo, é prioridade. No entanto, o Coritiba precisa urgentemente voltar a inovar em termos patrimoniais, não só para agregar valor aos seus bens, mas para agregar sócios (sejam eles do clube, sejam da Coxa S/A) e torcedores.
Mas vamos por partes:
O sócio do Coritiba tem direito a uma cadeira, só isso! Enquanto o Internacional oferece academia, sauna, churrasqueiras, e para uma boa parte dos sócios, piscinas, salões sociais e outros serviços que todo o grande clube social tem e que justifica um indivíduo pagar uma mensalidade como a que cobra o Coritiba, R$ 55!
Ademais, o Coritiba jamais poderia vender 40 mil títulos de sócio-torcedor com direito só a cadeiras, porque o estádio não comporta isso. Enfim, por não ter estrutura social alguma, o Coritiba não tem como agregar sócios e receitas fixas que são importantíssimas!
Há quem diga que o Coritiba é clube de futebol e que os seus sócios não se interessam por serviços clubisticos, mas eu não penso assim. O Coritiba Foot Ball Club precisa, sim, ter estrutura social e agregar mais pessoas ao seu dia a dia, torná-lo mais forte!
Enfim, o Coritiba, nesse item, está em desvantagem por exemplo em relação do clube das Vilas que, no momento em que deixou de fazer loucuras no futebol e começou a aproveitar o patrimônio que tem, passou a conseguir melhores resultados!
Outro aspecto é o da Coxa S/A.
Os grandes clubes já estão montando CT(s) exclusivos para as categorias de base, e o Coritiba tem que ir pro mesmo caminho, e rápido! Eu não caio na ilusão de certos torcedores de alguns clubes brasileiros de que seus times vão vender camisas, souvenires, publicidade de camisas e placas de estádios e vão ser auto-suficientes. No Brasil não temos o poder aquisitivo europeu, não há como empresas de futebol sobreviverem apenas dessas receitas e muito menos da bilheteria de jogos. Logo, sobra um único negócio que atrai investidores: formação de atletas!
Minha opinião é de que o Coritiba precisa agilizar a construção de um hotel-escola de formação de atletas, um lugar onde os garotos tenham uma escola de primeiro e segundo graus e a formação esportiva para serem jogadores de futebol, não só com campos, mas com estruturas médicas. Para alguns deles, alojamentos. Além disso, um mini-estádio onde os garotos tenham contato com a torcida, se acostumem com a rotina dentro de campo.
Com o tempo, o ideal seria montar outro CT apenas para o time principal, mesmo buscando parceria com a Prefeitura de Pinhais, em troca de, no CT Bayard Osna, ser mantida a citada escola com acesso a um determinado número de alunos municipais ou troca por serviços prestados pelo clube. São sugestões, mas é o que muitos clubes estão começando a fazer, basta olhar o noticiário.
Sei da escassez de recursos, sei da necessidade premente de investir no retorno à Primeira Divisão, mas a Coxa S/A pode muito bem captar sócios-investidores, até porque, sua melhor propaganda está em evidência (Henrique, Douglas, Ânderson Gomes, Ricardinho, Márcio Egídio, etc...)!
Não é por não poder negociar ações em bolsa, que a Coxa S/A não possa negociar seus papéis. É uma empresa que detém "know how" na formação de atletas e pode gerar lucros, a questão é ser bem gerida e ter um plano de negócios. Não se trata de lotear os passes dos atletas, mas de definir parcelas de lucros nas negociações e nos resultados da empresa, porque isso faz com que todos os sócios trabalhem por ela, e não só pelos interesses de um ou outro empresário.
Óbvio que receitas advindas de publicidade são importantes. Verdade que é necessário ter um estádio moderno que atraia promoções de marketing. Claro que vender camisas (meu Deus, como são lindos os uniformes da Diadora!) e souvenires é relevante, mas o Coritiba não pode ficar no lugar comum, não pode parar no tempo novamente, precisa evoluir na mesma proporção do futebol moderno, acompanhar tendências e absolutamente nunca se acomodar.
Só são efetivamente vencedores os clubes que "pensam" grande e adiante do seu tempo, não é porque o Coritiba está na Série B, ou porque passa por uma boa fase que não devemos pensar no futuro!
Fábio Mayer
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)