Feliz Aniversário
Neste 12 de outubro, o Coritiba Foot Ball Club comemora 115 anos de história, uma jornada repleta de conquistas, desafios e, acima de tudo, uma paixão inabalável de sua torcida.
Fundado em 1909, o Coxa não é apenas um clube, mas um símbolo de luta e resiliência,representando a alma Coxa-Branca e o orgulho de gerações de torcedores alviverdes.
Ao longo dos anos, o Coritiba viveu momentos de glória, como o inesquecível título do Brasileirão de 1985 e as inúmeras conquistas no Campeonato Paranaense, além de campanhas históricas que colocaram o clube entre os grandes do futebol brasileiro, quando o futebol era ainda era vivido de forma mais romântica. Grandes ídolos, como Fedato, Miltinho, Leocádio, Oberdam, Nico, Bequinha, Nilo, Kruger, Zé Roberto e mais recentemente Jairo, Rafael, Lela, Tostão, Pachequinho, Cleber Arado, Alex, entre tantos outros que ajudaram a construir esse legado.
No entanto, os 115 anos do Coritiba também são marcados por grandes desafios. As dificuldades dentro e fora de campo são evidentes, com resultados aquém das expectativas e momentos de instabilidade administrativa.
A SAF que tanto prometeu, não entregou nada até agora, além de resultados em campo que estão entre os piores na história do clube. A ausência de uma liderança forte e a gestão interina atual, cria grande preocupação no torcedor, que mais do que nunca se fortifica e cresce. Porque nem este período de dificuldades, parece ser capaz de apagar a grandeza do clube que em meios a tantas incertezas, renasce a cada tropeço, na alma de seu torcedor. Como agora, por exemplo, neste momento de grande dificuldade, mais do que nunca, o Coritiba se funde com seu torcedor nos fazendo acreditar no clube dos nossos sonhos, pujante retomando seu caminho de glórias.
A rejeição ao novo estatuto por parte da torcida, mostra que o alviverde quer mudança, quer um clube forte e preparado para voltar ao caminho das vitórias. A história do Coritiba é feita de superação, e assim como já renasceu em outras ocasiões, o clube tem tudo para superar as dificuldades mais uma vez.
A paixão da torcida que nunca abandona será o combustível para que o Verdão volte a conquistar seu espaço de destaque no cenário nacional. Que estes 115 anos sejam finalmente o marco da renovação, ponto de virada em direção a um futuro promissor, como tanto quer a torcida Coxa-Branca.
Parabéns, Coritiba! Que essa rica história continue sendo escrita com garra, determinação e muitas vitórias, honrando sempre a tradição alviverde e inspirando novas gerações!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)