
ARTIGOS
Plano de Marketing
"Como todo produto ou serviço, um clube de futebol precisa desenvolver seu plano de marketing para atingir suas metas. Antes de partir para o plano, vou discorrer um pouco sobre a conceituação de marketing:
Segundo Kotler, o 'Marketing é o processo de planejar e executar uma concepção. A determinação do preço, da promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais'.
Em linhas gerais, para satisfazer estas metas, devemos nos ater a inúmeros fatores, entre eles os 4 p´s: Produto, Preço, Promoção, Ponto de venda. Não deixando de lado o Público alvo, os concorrentes e os fornecedores.
Em um clube de futebol, como o Coritiba, a análise é bastante semelhante. Como está o time de futebol (produto)? Qual é o valor agregado do clube? Como ele é enxergado pelas pessoas do ambiente (preço)? Como anda a sua comunicação com a torcida, com os outros clubes, com os prospects (Promoção) e como anda sua estrutura física (PDV), ex: estádio, categorias de base, etc.? E o que dirá dos torcedores (Público - alvo), os principais clubes da primeira divisão (concorrentes) e os fornecedores de matéria-prima, limpeza, alimentação, etc.? Esta análise do plano atual é a primeira fase do nosso PLANO DE MARKETING.
A partir da situação atual, pode-se analisar e prever as principais forças e fraquezas do nosso clube. E derivando destas forças e fraquezas, as principais oportunidades e ameaças em que devemos nos focar. Esta análise, chamada análise SWOT, é a segunda fase de nosso plano.
Depois de termos todo nosso panorama presente completo, seguimos para os nossos objetivos futuros. Aqui fazemos uma estimativa real do que queremos para nosso time: como queremos ser vistos por nossos torcedores, por nossos concorrentes? Que mensagem pretendemos passar com a nossa comunicação? Quanto de nossa dívida pretendemos quitar? E quanto devemos investir em nossos jogadores?. Estes estão entre os inúmeros outros fatores subseqüêntes.
O próximo passo é apresentar COMO chegaremos à estes objetivos. Que linha deveremos seguir? Quais caminhos deveremos tomar para chegar onde queremos, no tempo determinado?
O penúltimo passo é projetar nossos resultados futuros. Em três anos, gostaríamos de ter revelado quantos jogadores? Completado o estádio, nosso time ter chegado a Libertadores quantas vezes, ficado em foco nacional e por que não mundial, e quantas vezes?
E finalmente, uma parte de suma importância, talvez nosso principal erro no decorrer do planejamento atual. O ACOMPANHAMENTO, o controle. Nosso planejamento está indo como traçado, depois de 6 meses, o que atingimos do que estava sendo buscado, por que não atingimos mais? O que precisamos alterar no nosso Plano de Marketing para voltarmos aos trilhos.
Este é o método mais prático de planejar uma empresa ou um clube de futebol para atingir seus objetivos. Deve-se pensar grande, mas sempre com os pés no chão. Não adianta planejar 2005 para atingir a Copa Libertadores e cair para a Segunda Divisão. A partir de nossos objetivos, teremos de pensar calmamente como os atingiremos, será contratando jogadores para serem titulares? Será contratando um elenco apenas mediano e um grande técnico? Será revelando talentos? Será quitando nossas dividas para num futuro próximo investir maciçamente no futebol?
Existem inúmeras linhas a serem seguidas. Quem deve decidir isto são nossos dirigentes. Mas a partir desta decisão, TODOS devem estar cientes, sejam os torcedores, sejam os responsáveis pelo futebol, sejam os fornecedores, seja a Rede Globo de televisão.
E assim devemos começar a agir de agora em diante, já demasiado tarde, mas recomeçando da maneira correta, para num futuro próximo voltarmos ao nosso lugar merecido com sustentabilidade".
Alex Meger de Amorim é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC PR e pós-graduando em Administração pela FGV-PR. Alex é Coxa-Branca de coração.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)