HISTÓRIA
O atacante Marcos Gomes de Araújo, formado no Operário-MS, se projetou para o futebol brasileiro no Coritiba, tendo como característica suas comemorações pouco convencionais, que lhe renderam o apelido de Marquinhos Cambalhota. Marquinhos chegou ao Coritiba em 1999, e estreou oficialmente com a camisa verde e branca diante do Gama, no estádio Mané Garrincha, no empate por 1x1 pelo Campeonato Brasileiro de 1999, sem marcar gol. Naquele ano, o jogador acabou atuando em apenas nesta partida.
Em 2000, o atacante começou a ganhar a torcida alviverde. Foram 43 jogos - sendo 5 amistosos -, sendo 39 como titular e 4 como reserva, e 24 gols marcados. Marquinhos marcou seus primeiros dois gols em um amistoso diante do São José/SC, em 18/01/2000, quando o Cori venceu por 6x0. Já seu primeiro gol oficial saiu 4 dias depois, na vitória do Coxa sobre o Grêmio Maringá por 2x1, na Copa Sul-Minas de 2000.
Em 2001, foram 21 jogos, sendo 2 amistosos, e 10 gols marcados. O atacante se despediu do Coritiba em 30/06/2001, em uma partida diante do São Paulo, pela Copa dos Campeões de 2001, quando o Coritiba perdeu por 2x0 em João Pessoa, na Paraíba.
Alguns meses antes, em 2001, em um AtleTiba pelo Campeonato Paranaense, Marquinhos marcou o segundo gol da vitória alviverde por 2x0, e entrou para a história do clássico pela comemoração em frente ao goleiro adversário, que o havia provocado anteriormente.
Confira abaixo o video do episódio:
Confira o desempenho do Cambalhota em sua passagem pelo Verdão:
1999
Total: 1 jogo - 0 titular - 1 reserva - 0 gols
Brasileiro: - 1 jogo - 0 titular - 1 reserva - 0 gols
2000
Total: 43 jogos - 39 titular - 4 reserva - 24 gols
Amistoso: 5 jogos - 4 titular - 1 reserva - 3 gols
Copa Sul Minas: 6 jogos - 6 titular - 0 reserva - 4 gols
Copa do Brasil: 3 jogos - 3 titular - 0 reserva - 2 gols
Paranaense: 18 jogos - 18 titular - 0 reseva - 13 gols
Brasileiro: 11 jogos - 8 titular - 3 reserva - 2 gols
2001
Total: 21 jogos - 18 titular - 3 reserva - 10 gols
Amistoso: 2 jogos - 2 titular - 0 reserva - 0 gols
Copa Sul Minas: 10 jogos - 10 titular - 0 reserva - 6 gols
Copa do Brasil: 9 jogos - 6 titular - 3 reserva - 4 gols
Após deixar o Coritiba, Marquinhos Cambalhota foi para o Japão, onde está há 9 anos. Atualmente com 33 anos, o jogador atua pelo Kashima Anthlers, onde é tricampeão nacional, e foi escolhido o melhor jogador (foto) do Japão na temporada 2008.
Recentemente o jogador foi entrevistado por um portal nacional de esportes, a respeito de uma possível naturalização, para atuar pela seleção japonesa na Copa do Mundo de 2010. Marquinhos negou o pedido da Federação Japonesa, por amor ao país:
"Faz tempo que pessoas ligadas à Federação Japonesa me procuram propondo a naturalização. Eles queriam que eu jogasse a Copa do Mundo, mas fiquei na dúvida se estaria fazendo o certo e não dei uma resposta. Os torcedores japoneses têm um carinho enorme por mim por tudo o que construí nesses nove anos em que estou aqui. Também tenho grande admiração por eles e pelo Japão, mas sou brasileiro, amo meu país, e isso pesa muito na hora da decisão.", declarou.
O atacante costuma atuar com duas munhequeiras, uma verde e outra amarela, em alusão às cores do Brasil. O jogador acredita que a Federação Japonesa deve insistir, mas afirma que será difícil mudar de ideia faltando apenas três meses para o Mundial:
"Acho que não dá mais tempo para acelerar o processo e me naturalizar antes da Copa do Mundo, mas eles devem seguir tentando. Pensarei mais um pouco no assunto, mas acho complicado de acontecer.", comentou.
O atacante também acredita que deve voltar ao Brasil em 2011, mas ainda deve discutir a ideia com sua família:
"Estou com a cabeça concentrada em fazer o melhor para o Kashima nesse início de temporada, mas já pensei algumas vezes sobre o assunto e não descarto, num futuro próximo. Vou estudar com a minha família se voltaremos ao Brasil em 2011.", finalizou.
Grupo Helênicos
História do Coritiba – O passado apresentado ao futuro
Visite historiadocoritiba.com.br
Twitter - www.twitter.com/grupohelenicos
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)