ESTATÍSTICA
Por Alysson Ramos Artuso - COXAnautas
Na temporada de 2009, duas medidas alteraram a negociação de ingressos do Coritiba: o fim da meia-entrada para mulheres e a majoração de até 50% no valor dos ingressos. Ultimamente os públicos pagantes nos jogos do Coritiba estão abaixo do que talvez a torcida gostasse de ver, mas os números mostram que tanto a renda, quanto o público pagante e o número de sócios que vão ao estádio aumentaram em comparação com o estadual 2008. Outro número que também aumentou foi o de não-pagantes.
Os times gaúchos, hoje casos de sucesso no que se refere à angariação de sócios, também optaram por aumentar o preço dos ingressos e assim fidelizar seus torcedores. O Internacional começou com seu projeto em 2003 e já tinha o maior número de sócios no Brasil mesmo antes da conquista do mundial interclubes em 2006. O Grêmio passou por períodos bem mais conturbados que o Inter, caindo em 2004 e disputando a segunda divisão em 2005, e ainda assim conseguiu conquistar um respeitável número de sócios, de forma a rivalizar com o Colorado e a superá-lo em público no Brasileirão 2008.
Faltando apenas um jogo em casa para terminar a primeira fase do campeonato estadual, cabe avaliar como as medidas tomadas estão afetando os números do Coritiba. A tabela abaixo mostra um comparativo entre as primeiras fases dos estaduais de 2008 e 2009, ambos com a mesma direção no comando do clube.
Estadual 2008 (1º fase) | Estadual 2009 (1º fase) | Aumento | |
Média de Público | 8.753 | 9.191 | 5,00% |
Média de Renda | R$ 107.123 | R$ 140.309 | 30,98% |
Média de Sócios no Estádio | 3.211 | 5.699 | 77,48% |
Média de Não-Pagantes | 1.369 | 2.269 | 65,74% |
Custo médio do ingresso | R$ 12,24 | R$ 15,27 | 24,74% |
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)