
IMPRENSA
Volta pra casa
Vinícius Coelho, Tribuna do Paraná, 16/05/2006
Bonamigo estava tranqüilo no seu canto. Parece até que já sabia o que iria acontecer, tanto que refugou uma meia dúzia de convites, inclusive aqui de Curitiba. E ontem já se reuniu com a diretoria coritibana e acertou sua volta, tão desejada e tão pedida pela torcida, principalmente depois da maçaroca que o Estevam cometeu no sábado.
Daí porque eu fico sem entender porque uma parte da torcida exibe tamanho passionalismo na figura do presidente Gionédis. E ele está tentando e fazendo tudo o que a torcida deseja, tudo o que ela pede, dentro das limitações de recursos para armação de um supertime.
A verdade é que graças a ele, hoje o Coritiba tem material de reposição de primeira qualidade nas divisões de base. Que sofreram um retrocesso com o Estevam. Inclusive no lançamento desse talentoso Marlus, jogado às feras para resolver um problema que era x = y e ele transformou em y = x.
Erros são cometidos, mas é preciso que se faça justiça ao Gionédis, quando se pega o jornalzinho do clube, como o de sábado e lê-se na primeira página, o novo pepino financeiro que ele está consertando. No dia 5 de maio, o CT ia a leilão. Uma dívida contraída por dirigentes coritibanos de 94 a 99, num total de 2 milhões e 600 mil com o INSS. Giovani pagou 298.684 reais no dia 5, parcelando o resto em 59 meses.
Quem deixou de recolher o INSS? Com o dinheiro dessa dívida, de que o clube estaria se ocupando agora? Não recolheram por quê?, se o Giovani desde que assumiu não deixou de recolher uma obrigação com INSS, FGTS e demais obrigações do clube? Alguns têm a coragem de dizer que seria melhor não pagar e fazer um time de astros. O time virá, deixando o clube em dia com suas dívidas.
A torcida pediu Bonamigo. Já está aí o gaúcho começando hoje a trabalhar lá no CT Bayard Osna para o jogo de Manaus. Depois tem mais uma semana para o jogo com o Ituano. Conhece vários dos jogadores que estão no elenco.
Sabe dos limitados, sabe dos abençoados com o dom de bem jogar. Sabe que embaixo tem uma garotada da melhor qualidade, além do Keirrison que está se recuperando. Mas Pedro Ken, Anderson Gomes, Marlus, Renan, James, Fabinho, precisam apenas de orientação e de incentivo.
Muitos alegam que Bonamigo é retranqueiro. Mas acho bom já irem levando em consideração que no Atlético-MG e no Botafogo ele não foi retranqueiro. Quis sair dela e não se deu bem. Numa segunda divisão, com clubes se nivelando, com elencos nem sempre acima da nota sete, mais vale ganhar de 1 x 0 do que perder por 4 x 1.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)