
ARTIGOS
Fé e esperança até o fim
Vinícius Coelho
Portal Parana-onLine, 15/11/2005
Seria excelente uma vitória sobre o Corinthians. Era a agonia que seria deixada de lado, o drama que seria amenizado e a certeza de recuperar o terreno perdido e aí
sim, reparar os erros cometidos. A derrota porém, em que pese a presença entre os rebaixados, não representa o ponto final.
Os dois próximos jogos é que decidirão a sorte coritibana. Lamentavelmente alguns querem sair na caça às bruxas. Quem faz isso não tem amor ao seu clube. Tem um problema consigo mesmo. O momento é de uma continuada união, juntando forças, tentando que elas passem aos jogadores a energia necessária aos grande triunfos.
Não podem ser alcançados? Como não? Uma semana atrás o Coritiba goleou o Figueirense. O Vasco nitidamemnte inferior, ganhou do Fluminense, o Atlético-MG do Paysandu, lá em Belém. É o futebol. E na sua incoerência contumaz, abre a brecha para o alviverde permanecer na divisão principal.
O Coritiba pelo menos saiu da letargia a que foi submetido pelo Cuca e o Lopes Júnior. Um time sem vida, sem rumo. Márcio recuperou o amor próprio de cada jogador. No próprio jogo com o Corinthians que perdeu duas chances mais de gol, o time só perdeu por uma falha inaceitável da zaga coritibana.
Conhecendo como hoje a gente conhece a torcida coritibana, pode-se ficar tranqüilo que quinta-feira ela estará lá da mesma forma, fazendo mais do que a sua parte. No momento, só falta a torcida entrar em campo e fazer gol.
Comportamento
Nunca vi isso em lugar algum. Um time local, precisando do apoio geral da imprensa, e é motivo apenas de chacotas, risinho cínicos e maldosos de "profissionais", alguns
que jamais cursaram uma escola de jornalismo.
Uns amigos da Copel gravaram uns desses espécimes, um com a casa lotada: "é, só lotou porque o ingresso custava cinco reais", rindo. Depois, durante o jogo, ele viu um pênalti contra o Coritiba, dizendo que inclusive o jogador deveria ser expulso.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)