
FALA, COXAnauta!
O Coritiba comete um grave erro há pelo menos quatro anos, mais precisamente quando subimos para a primeira divisão em 2007: não revelamos NINGUÉM de forma relevante, para que possa nos dar algum retorno financeiro. O último atleta realmente rentável foi Keirrison, que mesmo assim ainda saiu a troco de banana do Alto da Glória. Eu reputo isso a uma gestão fraca nas coisas do departamento de futebol amador. Ou à falta de material humano, mesmo porque, no ano de 2011, só tivemos o aproveitamento efetivo de três atletas da base alviverde (Luccas Claro, William e Lucas Mendes), o que é muito pouco na minha concepção.
Não que a culpa seja direcionada a A ou B. Mas acredito que alguma coisa precisa ser feita. Já vi gente citando a nossa base como uma das quatro melhores do Brasil na categoria sub-20. Mas se analisarmos profunda e individualmente, veremos que poucos valores individuais salvam dentro dessas equipes, e que a prioridade é mesmo o futebol de conjunto. Vejam bem, não sou absolutamente contra a formação de um futebol de conjunto, mas convenhamos que encaixar todos esses jogadores em nome do conjunto no time de cima é algo impossível.
Será que as coisas estão tão difíceis assim, de achar jogadores diferenciados? Eu lanço aqui esse questionamento. Não para “tumultuar o ambiente” ou cobrar respostas. Até porque quem tem que arrumar um jeito são aqueles que recebem do clube para tal. Senão ficaria muito fácil o pessoal lá receber salário e os torcedores virem com as soluções, não é mesmo? Mas obviamente que projetos devem ser realmente analisados para mudarmos essa concepção de revelação de jogadores.
Fabiano Utrabo Merlin é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)