
Fala COXAnauta!
Por Jewerson Wiggers
Tenho excelentes lembranças da Copa do Mundo, momentos mágicos e de grandes emoções, minha família, e acho que milhares no Brasil, se reuniam e torciam fielmente pela seleção. Lembro que as casas e o comércio em geral, enfeitavam de maneira linda com as cores verde e amarela, as empresas, indústrias, enfim, o Brasil parava para ver os jogos, não importava o horário, inclusive a Copa do Mundo no Japão onde os jogos eram de madrugada, mas todos acordavam e a festa era linda e gigantesca.
Pois bem, estamos no ano de Copa do Mundo, e não vejo quase ninguém animado, pelo contrário, dificilmente estamos vendo as casas ou comércio se movimentando visando mostrar sua confiança ou paixão pela seleção. E aí fica a dúvida o que está acontecendo?
Bom, não sou diferente da grande maioria, mas o que aconteceu no Brasil e principalmente em Curitiba, foi tão absurdo e doloroso que muitos, e eu me incluo nessa relação, estarão torcendo contra a seleção do Brasil. Nunca imaginaria que isso pudesse ter ocorrido, mas infelizmente ocorreu.
Sou representante comercial do ramo de construção civil e atendo a 250 lojas em Curitiba e na Região Metropolitana. Ao atender esses clientes, resolvi conversar com eles visando analisar o que eles pensam a respeito da Copa, e fiquei impressionado com a revolta das pessoas, exceto os torcedores do Atlético Paranaense que, no caso de Curitiba, serão os maiores beneficiados. Os demais, ou seja, 90% dessas pessoas, estão muitos decepcionados e descontentes com tudo o que fizeram.
A grande questão é: por que o futebol tem uma prioridade maior do que a saúde, segurança e educação? Estamos há anos com dificuldades gigantescas nesses segmentos e sempre ouvimos de nossos governantes que não tinham recursos financeiros suficientes para suprir essas necessidades, mas de repente para fazer estádios de futebol e tudo o que fizeram não se sabe como, apareceram bilhões de reais.
Tem como entender isso? Sem dizer que gastamos seis vezes mais do que foi gasto na última Copa, não acham um absurdo?
Esses dias eu estava ouvindo uma entrevista na CBN e o entrevistado era o Mario Celso Cunha. Pois, bem fiquei de cara com que ele falou. Ele disse que antes de definir que o estádio a sediar a Copa seria do Atlético, eles conversaram com o Coritiba, Paraná e alguns clubes do interior, e ninguém teve interesse. Pura mentira, pois todos sabemos das jogadas políticas do atlético e da vergonha que fizeram. Esse sujeito já perdeu a credibilidade quando vazou a gravação da conversa dele com o Petraglia, que não era para se preocupar com o pagamento, pois no Brasil ninguém paga nada, então o que esperar dele?
Não podemos esquecer que o motivo de terem escolhido o estádio do Atlético era que o valor a ser gasto seria apenas de R$ 180 milhões, pois metade do estádio já estava pronto. Outra mentira, pois todos sabem que tiveram que derrubar todo o estádio e refazer outro novo, eles sabiam que o valor seriam muito superior a esse, mas não podiam divulgar pois naquele momento existiam riscos. Tudo jogada política intencionada contra a população e a favor do Atlético.
E o fato do dinheiro público que foi usado para contratar um jogador do Vitória? Não acharam estranha a desculpa que deram? Como pode emprestar dinheiro para a conta das obras? Por que? Aí disseram que a auditoria já tinha visto que era apenas erro de lançamento contábil, mas quem contratou essa empresa de auditoria foi o próprio Atlético. Será que eles iriam questionar a empresa que lhe está contratando? Quem realmente está conferindo esses gastos? E o TCU? O que tem feito?
Outro dia, estava ouvindo um programa esportivo, que por sinal não gosto muito, mas enfim, o comentarista Fernando Gomes estava falando do legado que a Copa deixará. É simplesmente revoltante ouvir aquilo, “ah, porque o aeroporto foi ampliado as estradas foram reformuladas, tudo isso ficará graças à Copa”. Que pensamento mais pequeno esse, como se a população depende-se mais do aeroporto do que hospitais, escolas, cadeias, saúde, penitenciárias... Como pode ele pensar assim? Bom, acho que no fundo ele é torcedor do Atlético e deve estar feliz com seu novo estádio, porque fora isso não teria um motivo lógico.
Quem de fato vai ganhar dinheiro com esse evento em Curitiba são os restaurantes, hotéis e as prostitutas, mas duvido que o dinheiro que irá entrar para os cofres públicos seja maior do que o que foi gasto, até porque serão apenas quatro jogos e apenas um envolve uma seleção grande, ou seja, em uma semana tudo acaba em Curitiba. E fica a pergunta: quem saiu ganhando realmente com esse evento? É lógico, o timinho da baixada, que deve estar rindo a toa dos políticos que nos representam.
Com todos esses fatos, cheguei a uma conclusão: conseguiram acabar com o sentimento mágico que a Copa do Mundo trazia, perdeu o brilho, está totalmente sem graça, sem tesão, sem magia... Torço muito mais para o clube do meu coração, esse sim, com suas dificuldades, contra a vontade dos políticos e muitos da imprensa que adoram dar ênfase nas situações ruins, mas estou junto nas alegrias e nas tristezas. Estamos reformando nosso estádio com tamanha dificuldade, mas com muita dignidade.
Por tudo isso que relatei e muito mais que temos visto no Brasil, posso afirmar, essa é a pior das Copas.
Jewerson Wiggers é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)