
FALA, COXAnauta!
Dia destes (dia 07 de Janeiro), estava assistindo um pequeno "documentário" sobre Copa do Mundo e o futebol paranaense, de como este se desenvolveu dentro do estado, colocando algumas situações interessantes e, inclusive, como o Ciclo do Café no interior do estado ajudou a alavancar o futebol de equipes do interior. Em alguns momentos, "perderam" tempo contando a história de como surgiu o Furacão... Grande porcaria.
Num determinado momento, a TV da UFPR, fez uma referência ao crescimento do futebol da Capital e aí trouxeram à tona aquele que julgaram ser o personagem responsável pela reviravolta no futebol da Cidade: Jofre Cabral e Silva, aquele do episódio do Hans Egon Breyer, o Coxa-branca... Parem o mundo que quero descer!!! O fato deste respeitável sujeito ter arrebanhado alguns medalhões de outros estados, em fim de carreira, foi revolucionário para os entendidos da emissora. Na realidade, considero que foi até um retrocesso num certo sentido, pois, melhor que medalhões a preço de ouro, seria dar oportunidade aos atletas locais. Enfim, pontos de vistas diferentes.
Porém, pra variar, só se esqueceram de mencionar quem foi o verdadeiro responsável pelo maior campeonato paranaense de todos os tempos: o Coritiba, que se pronunciou contra a Federação Paranaense de Futebol para que o Clube Atlético Paranaense não fosse rebaixado para a Segunda Divisão do Estadual, no ano de 1967, na figura de nosso eterno presidente, Evangelino da Costa Neves.
Este se reuniu com o presidente atleticano para organizar a maior competição até aquele momento, o estadual de 1968. O duro é ver a história ser distorcida até pela UFPR, na qual passei alguns anos de minha vida cursando a faculdade de Engenharia Agronômica. Ora, pro inferno parte da imprensa do estado e todos aqueles que informam de maneira errônea, pela metade ou, pior ainda, com tendenciosidade. De repente, o responsável pela revolução do futebol na Capital do Paraná se chama Atlético. Então sugiro aos editores que fabricam os programas da UFPR, na sua TV, que façam uma pesquisa antes ou que tirem da linha de frente os interessados em distorcer realidades. Aliás, se alguém for a favor, vamos “encher o saco” deste povo desta imprensa nojenta, através de seus meios de acesso, seja particular ou pública.
Aqui não tem trouxa.
Maurício Dobjanski é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)