
Fala COXAnauta!
Por Rafael Ceschim
Até quando seremos operados pela arbitragem que ano sim ano também nos tiram o sonho da Copa do Brasil (3 vezes nos ultimos 4 anos), aumentando a lista de nomes que prejudicaram diretamente nosso Coritiba? Não podemos isentar a péssima arbitragem do jogo na quarta-feira, mesmo com os irritantes erros do time alviverde. Fomos roubados na cara dura com dois penalties inexistentes e um penalty a nosso favor não marcado que gerou o contra-ataque do terceiro gol flamenguista. A arbitragem no Brasil é um reflexo da bandalheira política e do cenário de corrupção em geral.
Até quando veremos nossos técnicos errarem em jogos da Copa do Brasil por medo? Elogiei Marquinhos Santos em meus últimos textos e mantenho minha posição a respeito dele, mas porque escalar um time com 3 volantes? Se o Coritiba entrasse buscando o gol antes do Flamengo, certamente teríamos nos classificado pois já está provado que o elenco do Flamengo é extremamente frágil. Marcelo Oliveira que hoje é, na minha opinião, o melhor técnico do Brasil escalou Marcos Paulo no meio na final em 2011 e Jonas na direita em 2012. Também errou pelo excesso de cautela.
Até quando dependeremos de jogadores sem qualidade técnica em busca do sonho da Copa do Brasil? Zé Love tem se mostrado um jogador muito voluntarioso e até um dos mais técnicos do elenco, mas em todos os jogos ele tem tentado resolver sozinho. Robinho, Gil, Norberto não são jogadores de primeira divisão. Quem sabe servem para compor elenco e entrar em uma emergência. Em 2011 tinhamos um bom conjunto mas dependiamos de Bill, Aquino e Leonardo no ataque. Em 2012 nosso camisa 9 era Everton Costa, nosso meio tinha Gil e a lateral direita Jonas em franca decadência.
Até quando nosso time terá duas faces: um grande time em casa e um time medíocre fora do Couto Pereira? Em 2011 e 2012 não marcamos nenhum gol fora de casa nos últimos 2 jogos da Copa do Brasil (Ceará e Vasco em 2011 e São Paulo e Palmeiras em 2012). Isso tornou a tarefa de reverter o placar nas duas finais dificílima. No Brasileiro sempre temos dificuldades fora de casa e são mínimas as vitórias que conquistamos na casa dos outros. Esse ano além disso ainda estamos tendo grandes dificuldades no Couto Pereira.
Até quando nossa torcida jogará contra o time? Quem vaia o time não deveria ir ao estádio. Melhor vaiar do sofá onde os jogadores não possam ouvir. Concordo com o argumento que eles ganham rios de dinheiro e deveriam aguentar a pressão, mas precisamos atrapalhar? Na situação atual já é dificil entrar em campo, errar um passe ou um lance de ataque. Quando a torcida pega no pé de alguem, a confiança diminui ainda mais e o medo de errar aumenta. Estamos fazendo um desfavor ao time cobrando os jogadores durante o jogo. Dentro dos 90 minutos o apoio deve ser incondicional. Após o apito final, deve-se cobrar os responsáveis.
Rafael Ceschim é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)