
FALA, COXAnauta!
Se uma palavra pudesse definir o futebol paranaense, esta certamente seria: Atletiba. Não se trata apenas de um jogo, mas sim do embate das forças que tornam o futebol da capital plausível, viável, interessante pela disputa e pela rivalidade. Que fazem digno o mequetrefe campeonato paranaense, e que fazem retumbar no meio futebolístico nacional o nome de nosso amado Estado.
O jogo Atletiba é algo inexplicável. Certamente que estamos há anos levando vantagem no confronto, mas nem por isso a tensão na semana e no dia que antecedem ao clássico diminui. Conversando com amigos atleticanos – todo círculo de amizade tem ao menos um – sabemos que neles o sentimento não é diferente.
E o que dizer do Atletiba que se avizinha? Se o Coritiba ganhar, nós que há alguns dias já planejávamos o próximo ano, e diagnosticávamos um 2011 sem grandes conquistas, comemoraremos a realização do maior dos sonhos: Rebaixar o Atlético, dentro de seus domínios, e concomitantemente, comemorar a Glória da conquista da vaga no maior torneio continental.
Se perdermos – Deus que nos livre e guarde – perderemos a vaga por conta do nosso maior rival, e eles ainda poderão gabar-se de terem-se mantido na Série A por nossa incompetência. Se isso acontecer, faço minhas as palavras daquele festejado locutor: "O que que eu vou dizer lá em casa?!"
Mas apesar de toda esta tensão, nós torcedores somos privilegiados. Momentos como estes são que fazem do futebol o maior e mais apaixonante esporte de todos. Pior será para a imprensa Paranaense, que no afã obstinado de manter sua imparcialidade, deverá torcer por uma vitória dos dois times da Capital, o que é logicamente impossível. Tendo ainda que medir as palavras durante toda esta semana, para não priorizar um time em prejuízo do outro.
Como não sou da imprensa, peço aos jogadores e ao nosso treinador postura de campeão. O Atlético é infinitamente inferior ao Coritiba, e merece ser rebaixado tanto quanto nós merecemos ir para a Libertadores. Creio inclusive que o rebaixamento será salutar e didático para o co-irmão que como muitos novos ricos, deixou-se levar pelo patrimônio, e, tapado em sua visão pelo empinado nariz, esqueceu-se do resto.
Coxas, torçamos até o último momento! Aos que conseguirem ingressos: paz, calma, muita sorte e força para apoiar nosso time. Aos que não conseguirem, que a alegria lhes venha pela TV, pelo rádio, qualquer meio. Sejamos gratos por podermos participar deste momento histórico. E que a história, por fim, contemple o Coritiba!
NOTA DE FALECIMENTO: O Paraná clube teve o que mereceu esta semana. Foi colocado em seu lugar no campeonato paranaense: a segunda divisão conquistada com uma rodada de antecedência. Na série B fez o que seu time medíocre podia: manteve-se com sofrimento.
O Paraná não merece melhor sorte do que esta. Em verdade, pela inócua diretoria, e exígua torcida, não merecia sequer ostentar o nome do nosso Estado.
Fernando Schumak Melo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)