
FALA, COXAnauta!
Refletindo sobre a real possibilidade de carimbarmos nosso passaporte rumo à Copa Libertadores no próximo Domingo, lembrei-me por acaso daquele antigo ditado popular que diz, referindo-se às oportunidades que nos surgem ao longo da vida, que "Cavalo encilhado não passa duas vezes" e vi que no caso do nosso Glorioso Coritiba essa tese não se confirmou. Deixamos essa mesma vaga escapar por entre nossos dedos com a perda do título da Copa do Brasil, mas eis que de repente, a oportunidade ressurgiu e dependemos apenas de nós mesmos para alcançarmos o que nos é de direito, por tudo o que nosso time fez no primeiro semestre, culminando com a conquista do recorde mundial de vitórias estampado no Guinness Book para o Mundo Todo ver. Sim, para o Coritiba o cavalo encilhado resolveu passar novamente. Portanto gostaria de poder levar esta mensagem ao nosso comando técnico e a todos os nossos bravos jogadores.
As oportunidades não costumam surgir duas vezes, da maneira como está surgindo em nosso favor. Por isso agarrem-na e não a deixem escapar novamente. Lutem com todas as suas forças por ela. Além de tudo o que uma conquista como essa representará financeiramente para o clube e para todos os profissionais, também há a questão do reconhecimento à nível nacional da fabulosa campanha desenvolvida pela equipe no primeiro semestre, coroando a todos e principalmente a nós torcedores com uma memorável conquista e a perspectiva de um Ano Novo ainda mais próspero.
Para finalizar gostaria de lembrar que infelizmente as pessoas geralmente tem "memória curta" e que alguns feitos, mesmo que com certa relevância são rapidamente esquecidos. Mas os grandes feitos se eternizam. Quem esquecerá o nome do técnico campeão brasileiro de 1985 Ênio Andrade? Do Índio, nosso centro-avante que fez o gol de falta que abriu a contagem naquela final? Do zagueiro Gomes que bateu o pênalti que nos deu o título? Jamais serão esquecidos, cada um deles, pois com muita garra lutaram bravamente até o último segundo de jogo, mostrando a toda a nação brasileira, na ocasião, que o Coritiba era um time "de chegada" e que foi até o Maracanã lotado buscar aquilo que lhe pertencia e que acabou conseguindo no final, enchendo-nos de orgulho até hoje, mesmo passados mais de 26 anos.
Raça Verdão, Você é Campeão!
S.A.V.
Ciro José dos Santos é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)