
FALA, COXAnauta!
Estive pensando em algumas coisas a respeito da campanha do Coritiba até agora e tento sempre comparar com o que o Coritiba fez em anos anteriores para tentar prever um resultado no final do campeonato. Andei fazendo algumas pesquisas comparando os 3 últimos brasileiros da Série A que o Coritiba disputou (no caso as 8 primeiras rodadas) para ver se o desempenho do Coritiba realmente está muito abaixo da média ou se é uma tendencia.
Veja abaixo a tabela:
Clique para ampliar
Confesso que fiquei intrigado. Na quarta rodada em 2009, o Coritiba havia somado 1 ponto. Lembro-me bem da derrota contra o Santo André em casa na segunda rodada. Pensei naquela ocasião que aqueles pontos poderiam fazer falta no final do campeonato. E fizeram. Em 2011, tínhamos 3 pontos ao final de 4 rodadas, mesma pontuação da atual temporada.
A questão é o intecalamento da Copa do Brasil neste início de temporada. Assim como nos dois outros anos, o Coritiba disputa a semi-final da Copa do Brasil. Há de se salientar que a Copa do Brasil em 2011 estava mais adiantada nas primeiras rodadas do brasileirão, tento se encerrado entre a terceira e a quarta rodada. Fiz tambem uma tabela comparativa da Copa do Brasil nestes 3 anos (2009, 2011 e 2012):
Clique para ampliar
Podemos perceber que em 2009 a Copa do Brasil acabou para o Coritiba entre a 4a e a 5a rodada e em 2011 entre a 3a e a 4a rodada do Brasileiro. Após o término, em ambos os anos o Coritiba perdeu a partida seguinte e depois começou novamente a vencer no campeonato nacional.
Se o foco é a Copa do Brasil, acredito que devamos nos preocupar pois, se o Coritiba atingir o direito de jogar as finais vencendo o São Paulo, a Copa do Brasil terminará entre a 7a e a 8a rodada do Brasileirão Em 2009 o aproveitamento antes da Copa do Brasil foi de 8% e em 2011 de 33%. Contando a rodada seguinte ao término da Copa do Brasil, o Coritiba ficou com 7% em 2009 e 25% em 2011, mesma marca da atual temporada. Considerando um aproveitamento de 25% até a rodada seguinte ao término da Copa do Brasil, o Coritiba marcará no máximo 3 pontos nos próximos 4 jogos. Considerando que destes 4 jogos 2 são em casa e 2 fora de casa, percebe-se que temos que garantir os 6 pontos em casa (contra Atletico GO e Sport) buscando alguns pontos fora, para melhorarmos o aproveitamento. Aí é que está o grande problema, pois os próximos adversários do Coritiba fora de casa são Santos e São Paulo respectivamente. Estes dois clubes estão disputando semi-finais da Libertadores e Copa do Brasil respectivamente e a motivação para estes confrontos pelo Campeonato Brasileiro vai depender muito do desempenho dos clubes nestas outras competições, assim como também para o Coritiba.
O que percebe-se afinal é que não podemos fazer terra arrasada pois em 2011, quando quase nos classificamos para a Libertadores, o aproveitamento após 8 rodadas era de 42% (10 pontos entre 24 disputados) mas que para alcançarmos esta meta ao final das 8 rodadas (ainda muito pouco para a disputa da libertadores que exige entre 50 e 60% de aproveitamento) precisamos buscar ao menos 1 ponto fora de casa contra equipes teoricamente mais qualificadas do que a nossa no quesito individualidade dos jogadores.
O que também é perceptivel é que perdemos para adversarios teoricamente mais qualificados (Inter, Botafogo e Flamengo, sendo o ultimo discutivel a diferença técnica) e que em 2012, temos um jogo a menos em casa em comparação com 2011.
O próximo jogo é contra o Atletico-GO em casa. Esta partida definirá as intenções do Coritiba no brasileirão. Derrota seria um péssimo sinal. Empate pode comprometer as intenções no final do campeonato e com vitória, superamos em aproveitamento o time de 2011 até a 5a rodada.
Enquanto isso, continuamos na torcida.
Rafael Ceschim é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)