
Fala COXAnauta!
O Coritiba inicia na próxima quarta-feira, 4, contra o Villa Nova, em Nova Lima (MG), sua jornada em uma das principais competições que vai disputar em 2015: a Copa do Brasil. Um torneio bastante interessante, tanto do ponto de vista técnico (vale vaga na Libertadores) como do ponto de vista financeiro (dá consideráveis premiações em dinheiro). Uma disputa que traz lembranças muito vivas à nação Coxa, quando chegamos nas finais contra o Vasco em 2011 e o Palmeiras em 2012. Infelizmente batemos na trave nas duas ocasiões e ficamos com o vice.
E para 2015? A julgar pelo futebol apresentado até agora, a expectativa não é das melhores. Tudo bem que nas primeiras fases os adversários são mais frágeis tecnicamente. Mas frágil também tem sido o desempenho do nosso time, sobretudo nos jogos fora de casa. Até agora, vencemos o fraquíssimo Nacional, em Rolândia, perdemos vergonhosamente para o Foz e empatamos com o lanterna Prudentópolis, tomando duas bolas na trave.
Nessas partidas, o enredo foi praticamente o mesmo: muita correria e chuveirinhos na área. Poucas jogadas trabalhadas e chutes a gol. Falta criatividade no meio, a cabeça pensante que organize o jogo e ponha a bola no chão. Do elenco de 2014, saíram as duas principais peças criativas da meiúca: Alex e Robinho. E como foi a reposição feita pela nova diretoria? Uma penca de volantes! Além das renovações dos bons Helder e Rosinei, vieram Pedro Ken, João Paulo, Alan Santos e Cáceres.
Está claro que o Marquinhos Santos ainda não achou a formação ideal, pelo menos do meio pra frente. Temos o prata-da-casa Dudu e o novato Rodolfo como meias ofensivos. Mas ainda é pouco. A Copa do Brasil está aí, logo começa o Brasileirão. Não queremos ver o mesmo filme dos últimos três anos, que é o de lutar pra não cair no nacional. Ou amargar uma eliminação precoce na Copa do Brasil. A hora de testar as peças ou contratar novos reforços pra encaixar o time é agora. Se deixar para depois, pode ser tarde demais.
Saudações Alviverdes
Guilherme Ochika, é Coxa-Branca de alma e coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)