
FALA, COXAnauta!
Com muita justiça, os poodles foram rebaixados ao lugar de onde jamais deveriam ter saído. Eles que mascaram seu complexo de inferioridade com um ar de soberba; colocaram o pompom entre as pernas e agora arrumam a ração e a água rumo à Joinville, Arapiraca, Ipatinga, e outros rincões distantes e esquecidos deste país.
É mais do que merecido a este clube cujos dirigentes e torcedores, que, pela empáfia e pelo excesso de confiança oriundos da própria insegurança, desdenharam de tudo e de todos nos últimos tempos.
Mas além deste problema de ego, com o qual espero teremos o prazer de por muitos anos não ajudá-los a lidar, resta-lhes um problema logístico: em que estádio irão jogar?
Como disse, o problema é deles, e por isso mesmo, sinceramente, não me preocupo muito, e não vejo problema algum em vê-los jogando no Couto Pereira.
Ao longo da história, a maior e mais tradicional praça esportiva paranaense abrigou Coritiba e Atlético sem gerar qualquer divisa ao Coxa. Tempos inclusive de muito mais paixão e de muito mais acalorados Atletibas e Campeonatos Paranaenses.
Se o tempo é outro, e o futebol maroto, moleque e mágico acabou, dando lugar ao Futebol Empresário-mercadológico, tanto melhor. Agora nós alugaremos a preços de mercado, (salgado), e lucraremos com a necessidade deles. Soam notícias que, por cada jogo, entrariam nos cofres alviverdes R$ 250.000,00.
Se houver depredação, o que é plenamente possível ante a índole dos referidos, certamente o contrato de locação do Couto preverá a multa respectiva competente e equânime com relação aos danos causados. Ou seja, prejuízos ao Coxa não poderá haver.
Do ponto de vista do torcedor, ainda sim, vejo vantagens nessa situação. Se eles não subirem este ano, poderemos zombá-los dizendo que as almas dos antepassados coxas sempre presentes no alto da glória, e a força alviverde, onipotente e onipresente, que na adversidade empurra nosso time à vitória, jamais deixariam o time lá de baixo ganhar do pior time da série B que fosse.
Se, por outro lado, eles subirem, poderemos esfregar no focinho úmido destes frágeis e dóceis farejadores, que eles só subiram porque tivemos dó, pena, e na nossa eterna e benevolente superioridade cedemos nosso reduto sagrado para sua medíocre prática futebolística. Do contrário, não teriam nem onde jogar.
Nobres leitores, o Couto Pereira não é Pet Shop, e não merece mesmo receber desagradáveis visitantes, a não ser quando obrigado pelas tabelas dos certames. Mas se os negócios forem rentáveis, deixemos que nossa sábia diretoria decida. Tenho certeza, que, com base no que foi feito até agora, ela saberá decidir de acordo com os interesses do Maior do Estado.
Fernando Schumak Melo é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)