
Fala COXAnauta!
Por Rodrigo Sibut Vieira
Vamos falar sobre eleições no Coritiba. Aquelas que normalmente agitam o ambiente marcado por discussões, conflitos e diferenças sempre pontuais. Bom o tema que trago não é novidade alguma e fala a respeito da oposição em tempos de eleição. Aliás fica estranho chamar de oposição, sendo que o bem maior sempre deve ser o clube, portanto, a palavra oposição é apenas um termo para referenciar o grupo com um grupo de propostas diferentes, mas que visa (ou deveria visar) o melhor para o Coritiba.
A busca que eu fiz usou as duas listas apresentadas esse ano, para cadastro das chapas. São elas:
- SITUAÇÃO
- OPOSIÇÃO
Com base nelas, pesquisei os integrantes das chapas de situação e oposição, desde as eleições de 2002. Seja pelo stress da atual situação, seja por mal uso da política, seja pelo status ou ainda pelo poder, cada período tem algo que chame a atenção. Senão vejamos:
Candidatos da Situação, eleitos no primeiro período do presidente Giovani Gionédis:
Candidatos da Situação, eleitos no segundo período do presidente Giovani Gionédis:
Candidatos da Oposição, eleitos no período do presidente Jair Cirino:
Candidatos da Situação, eleitos no período do presidente Vilson Ribeiro de Andrade:
Houveram algumas eleições pontuais para repôr vagas no conselho, oportunidade da qual pude participar por duas vezes do processo, como candidato. Mesmo não sendo eleito, pude observar como foi o processo pré-eleitoral, dominado de listas com nomes para os conselheiros votarem, listas essas "fabricadas" e espalhadas pelos "organizadores" aos seus "pares". Vale lembrar que em 2011, Vilson Ribeiro de Andrade foi aclamado presidente do Coritiba, processo esse que aconteceu justamente por não haver oposição à sua administração no clube.
Para concluir, pude constatar com essa pesquisa, que nunca se viu uma oposição tão situação. Quer dizer, enquanto estiverem com suas necessidades atendidas, sendo "agradados", permanecem como situação, mas basta um momento contrário para que mudem seu status para a oposição. É quando começa o trabalho contrário à tudo aquilo feito, por eles mesmos anteriormente, para então serem eleitos novamente. E o ciclo reinicia. Uma repetição historicamente comprovada.
Fica a dica.
SAV
RODRIGO
Rodrigo Sibut Vieira é Coxa-Branca de alma e coração, ex-blogueiro do Coxanautas, e colunista do blog Canelada.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)