
FALA, COXAnauta!
21/03/1973 – Bahia x CORITIBA – SALVADOR.
O Coritiba chegava ao último jogo do quadrangular final do TORNEIO DO POVO DE 1973, precisando apenas de um empate com o Bahia para se sagrar campeão. O jogo era em Salvador, mas mesmo assim quem deu as cartas foram os alviverdes, depois de abrir 1x0 e ver o Bahia virar o COXA empatou o jogo e mesmo com 9 em campo e contra uma arbitragem que encerrou a partida e depois pressionada pelos baianos fez os jogadores alviverdes voltarem dos vestiários que estava em festa e jogar mais 3 minutos, o CORITIBA, conquistava seu primeiro título nacional em terras inimigas.
31/07/1985 – Bangu x CORITIBA – Rio de Janeiro.
No ano em que a Taça de Ouro e Taça de Prata foram fundidas em um único campeonato, o campeão pela primeira vez na história foi um clube paranaense. Depois de fazer um primeiro turno ruim, o Coritiba se redimiu no GRUPO A e se classificou por ter sido o “campeão” do returno.
Na segunda fase, o COXA enfrentou no grupo G, Joinvile, Sport e Corinthians, somando 8 pontos e ficando em primeiro do grupo, o alviverde carimbou a vaga para as semi finais, contra o Galo Mineiro. Depois de vencer em Curitiba (1x0), o verdão segurou o 0x0 em Minas e foi para a final contra o Bangu.
Novamente contra tudo e todos, longe de casa, o Coritiba mostrou sua grandeza. A final do campeonato entre Bangu x CORITIBA, foi no maracanã em partida única e claro que como o adversário era do Rio de Janeiro, a torcida era toda contra. 91.257 pessoas no maracanã, torcidas rivais dos tradicionais clubes cariocas, unidas a favor do Bangu. Mas a GRANDIOSIDADE do COXA falou mais alto. Depois de abrir o placar o verdão viu o Bangu empatar e a decisão foi para os pênaltis. Na primeira série de cobranças empate em 5x5, e na madrugada de 01 de Agosto de 1985, depois de ver o Bangu perder o seu pênalti, Gomes fez a festa alviverde e o silêncio no Maracanã, só não foi maior porque a TORCIDA QUE NUNCA ABANDONA que acompanhou o clube comemorava e muito seu primeiro título brasileiro.
11/07/2012 – CORITIBA x Palmeiras – Couto Pereira.
Depois de chegar a primeira vez na decisão em 2011, o Coritiba viu a taça escapar pelos dedos, a vitória sobre 3x2 contra o Vasco da Gama, não foi suficiente para quebrar o esdrúxulo regulamento da CB e por ter tomado mais gols em seus domínios o Coritiba perdeu o título para o clube carioca que havia vencido o primeiro jogo por 1x0 em São Januário. Em 2012 o COXA chega novamente a uma decisão de Copa do Brasil, entrando para o seleto hall de clubes que disputaram duas vezes seguidas uma final desta competição.
PARA ENTRARMOS NA HISTÓRIA
2011 já ficou para trás, as derrotas precisam ser lembradas apenas como lições que não podem ser repetidas. Nosso glorioso chega a mais uma final, e a confiança da torcida no título é contagiante. Mas os jogadores não podem cair nessa euforia. Contra tudo e todos o CORITIBA precisa mostrar a mesma raça, a mesma dedicação, a mesma vontade, o mesmo espírito e alma guerreira do jogo contra o São Paulo que nos garantiu na final. Na arquibancada a festa está garantida, o show tecnológico, que fará renascer para o Brasil o GREEN HELL, irá iluminar o caminho COXA – BRANCA para a conquista desse importante torneio e consequentemente a vaga para a Libertadores em 2013. Assim como em 2011, a mobilização da torcida é imensa, e os jogadores estão cientes da sua responsabilidade e da chance que lhes foi dada de novamente disputar as finais. Que os erros do passado, nem um pouco distante, tenham sido assimilados e que os acertos sejam multiplicados. Chegou a hora CORITIBA, vamos mostrar ao BRASIL NOSSA FORÇA. Vamos mostrar quem manda em Curitiba, vamos provar a nossa GRANDEZA, VAMOS OSTENTAR MAIS UMA ESTRELA, vamos finalmente levantar a taça no COUTO PEREIRA, NA NOSSA CASA, PARA NOSSA TORCIDA. CONFIAMOS EM TI CORITIBA, SEMPRE AO TEU LADO.
Antes de encerrar este texto faço uma menção honrosa ao nosso querido amigo jornalista Vinicius Coelho. Foi o mesmo Vinicius que lutou lá em 1972 para o CORITIBA participar o Torneio do Povo em 1973, e dali surgiu nossa primeira conquista. Ao longo da carreira sempre cobriu e mostrou seu amor pelo clube do Alto da Glória. A você Vinicius Coelho, o MEU/NOSSO MUITO OBRIGADO, acho que não falo só por mim, mas por toda nação alviverde. Que ao lado de Papai do Céu e do seu querido filho Bruno, grande amigo que deixou saudades, possam acompanhar de camarote a tão esperada volta olímpica no ALTO DE TANTAS GLÓRIAS. Daí de cima manda uma forcinha extra pra cá. SEMPRE AO TEU LADO CORITIBA.
Johnny Anderson Konno (Japa) é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)