
FALA, COXAnauta!
Numa ocasião, um clube da capital obteve 11 vitórias consecutivas (apenas e tão somente contra equipes de Curitiba), quais sejam, Palmeiras (de Curitiba!!!), Juventus e Paraná Clube (Água Verde, Britânia e Ferroviário) e Coritiba. Observe-se, que naquele certame (1949), a equipe não foi campeã invicta, vez que o Ferroviário venceu a “lendária” por 2 (dois) tentos a zero.
Desde então, passou a se auto-intitular "Furacão".
Tempos depois, após diversas revoluções no esporte, culminando com o profissionalismo absoluto, outra equipe da capital obteve 24 vitórias seguidas, conquistando o recorde mundial. Na última partida, a equipe bateu o anterior detentor do recorde, Palmeiras (de São Paulo - que em 1996 obteve 21 vitórias seguidas) pelo placar de 6 (seis) tentos a zero.
Outrossim, obteve o título invicto do certame regional naquele ano. Na jornada derrotou as 11 equipes do certame regional, duas equipes gaúchas, uma goiana e uma paulista.
Aludido feito foi reconhecido pelo Guinness Book e o clube foi premiado com o Football Business Awards 2012 (evento este patrocinado pelo Chelsea (Inglaterra) e organizado pelos principais clubes europeus), realizado em Londres, superando os concorrentes Inter de Milão (Itália), Zenit (Rússia), Colorado Rapids (EUA) e Brugge (Bélgica).
Desde então, o clube continua sendo conhecido como Coritiba ou Coxa.
Moral da História: Ao desejar que o feito de 1949 representasse algo maior do que realmente era, o "FURACÃO" apenas plantou dentro de si a semente da "FRUSTRAÇÃO".
José Ricardo Fiedler Filho é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)