
FALA, COXAnauta!
Chamo a atenção para a seguinte manchete dada pela Gazeta do Povo: “Interior Paranaense se Mobiliza pelo Corinthians”... Recusei-me a postar esta notícia completa no título para chamar a atenção do leitor e também por se tratar de uma afronta a nós, Paranistas (entenda-se como aquele que defende as causas do Estado do Paraná).
Primeiramente, o fato de um jornal que se diz Paranaense, pertencente ao grupo RPC, fazer menção ao fato de uma torcida de um clube de outro estado estar se “mobilizando para torcer”... Ora, qual a novidade nisto? Não sabia que torcidas torciam... Nada contra os corinthianos do interior do estado, pois importante é que eles tenham saúde. Mas, um veículo de comunicação que se diz defensor de nossas causas, não deveria dar a mínima atenção para isto. Pergunto ao jornalista que formulou a pérola: será que ele procurou saber se vai haver alguma mobilização por parte de torcedores do Coxa, no interior do estado, na final da Copa do Brasil? Isto sim seria uma atitude de valorização de algo que é nosso, especialmente, dentro de um estado que ainda não entende bem o que é isso. O cara que escreveu isto sofre da “síndrome de vira-lata”.
O Paranismo que é bastante debatido nas “redes e rodas” de conversa, parece “murchar” diante de algumas atitudes; pior ainda, quando parte da nossa própria mídia, valorizando um “produto importado”. Infelizmente, se adentrarmos para além de Ponta Grossa, teremos uma nítida “sensação cultural” de que não estamos em nossa própria terra.
Para resumir, o Corinthians na decisão da Libertadores é um fato e não vejo mal algum em explorá-lo. Porém, dar um espaço para “Paranaenses” que valorizam mais a cultura ou as tradições de outro estado é ridículo. Duvido que a Gazeta busque saber se haverá mobilização de Coxas no interior do estado para a próxima semana... Caso tome a atitude sugerida, este jornal de penetração estadual, levaria alguns leitores a pensar de uma maneira diferente da usual, mostrando nossa força e grandeza. Falar sobre corinthianos no interior do estado é obvio. Mas, mostrar que pode existir um movimento (e existe) em prol de nossos interesses ou aspirações como paranaenses, seja no futebol ou em outras estâncias, não foi levado em consideração.
Ontem, o Rauen mostrou que dentro do estado em que reside (Rio Grande do Sul), mostrou-se uma grande preferência pelo Coxa contra o Palmeiras, provavelmente por sermos do Sul. Então, por que não provocamos isso dentro de nosso próprio quintal? Vamos nos valorizar, pois os de fora raramente farão isto!!
Maurício Dobjanski é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)