
FALA, COXAnauta!
Gringos, DVD´s e empresários
Há um verdadeiro abismo entre os times europeus e os co-irmãos da América do Sul quando tratamos da questão organizacional dos clubes.
Porém, uma coisa aproxima em muito essas equipes: a presença maciça de jogadores do Brasil e países vizinhos nos vários campeonatos do velho continente.
Somos o maior fornecedor de craques para esse mercado, prova disso, é a seleção da CBF/Nike, composta basicamente em sua totalidade de atletas que jogam fora da terrinha.
Essa excessiva migração para gramados “além mar” afeta muito o mercado nacional.
Basta ver que quando se fala em algum reforço, logo aparece uma lista na imprensa com os mesmos nomes de sempre, na sua maioria ex-atletas pedindo um caminhão de dinheiro pra jogar.
Uma alternativa a essa situação vem sendo a contratação de jogadores sul-americanos, em sua maioria ilustres desconhecidos. São contratações, muitas delas, feitas por DVDs, produzidos por empresários em busca de vitrine para seu investimento.
Mas, sinceramente, não basta um DVD, com jogadas mirabolantes de encher os olhos, se o “gringo” não corresponder em campo.
No Coxa temos a péssima lembrança do zagueiro uruguaio Esmerode, que foi um fiasco na sua partida de estréia na Libertadores de 2004 e nunca mais vestiu a camisa do Verdão.
É bom lembrar que esse time tinha também o colombiano Victor Aristizábal, já consagrado e que vestiu com dignidade nossa camisa alviverde.
Na verdade esse mercado, que não é tão novo assim, deve ser mais adequado a equipes de pouca tradição na revelação de craques, o que de longe, não é o caso do Glorioso...
Sandro Luiz Querino é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção "Fala, COXAnauta!", envie sua mensagem para falacoxanauta@coxanautas.com.br. Confira aqui as regras para envio e publicação dos textos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)