
FALA, COXAnauta!
Abaixo o 'Pangarézão'
Um dos assuntos mais comentados em 2007 pelas bandas do Alto da Glória é a construção de um novo estádio. Muito se falou sobre seu tamanho, sobre sua localização, sobre as inovações e as modernidades que ele viria a ter, mas, ao refletir sobre o tema, tenho uma posição totalmente contrária a essa pseudo diretoria, a começar pela situação atual do Clube, que se encontra pelo segundo ano seguido na 2ª divisão, com um elenco limitadíssimo, com dívidas a perder de vista e sem muito crédito na praça.
Antes de mais nada, temos que nos preocupar em subir para a 1ª divisão, pois só através do nosso acesso poderemos recuperar nossa auto estima e nosso moral perante nós mesmos e aos demais grandes clubes. Em segundo lugar, temos que valorizar mais nossas categorias de base, lançar nossos garotos aos poucos e no momento certo vende-los, arrecadando um bom montante de dinheiro que poderia ser aplicado em três vertentes, duas a curto prazo, e uma a longo prazo.
A primeira vertente seria um crescente investimento em nossas categorias de base, pois será de lá que retiraremos nossos futuros craques e nossas futuras fontes de rendas. Hoje, acredito eu, se investe muito pouco em nossa base, e mesmo assim, ano após ano, lançamos vários jogadores no mercado, como Pedro Ken, Marlos, Rodrigo Mancha, Henrique, Felipe, Keirrisson, Anderson Gomes, entre outros, isso sem falar naqueles que se formaram aqui e por algum motivo foram dispensados sem ao menos começarem a dar lucros ao clube, como Renan, Rodrigo Café, Villar, entre outros.
A segunda vertente seria a quitação de nossas dívidas. Não sei informar quanto aos valores, mas sei que não devem ser poucos. Se nossa diretoria fosse “esperta” e valorizasse nossa base, vendendo um ou dois jogadores ao ano, certamente arrecadaríamos no mínimo 10 milhões de reais/ano só com essa fonte de renda. Lembremos que, em 2005, com a venda de jogadores formados em nossa base, tivemos um superávit de mais de 20 milhões de reais, caso não esteja enganado. Se esse valor fosse dividido em 3 partes, sendo uma delas investida na formação de novos atletas e o restante na quitação de nossas dívidas, acredito que em cinco ou seis anos teríamos um time forte o suficiente para brigar pelo campeonato nacional e brilhando em competições internacionais e um Clube totalmente sanado de dívidas, o que poderia dar início à terceira vertente.
A terceira vertente a que me refiro seria a construção de um novo estádio, não aquele que nossa pseudo diretoria pretende fazer hoje, mas um no lugar do atual Couto Pereira, erguido com o dinheiro do Clube e com a força de nossa torcida. Não precisamos de investidores externos. Assim como o Couto atual foi construído com o nosso esforço, poderemos muito bem erguer um estádio maior e melhor novamente, é importante frisar que não precisamos ter pressa nessa última fase, o Majestoso Couto Pereira ainda tem muita vida pela frente, basta apenas receber os cuidados para sua manutenção e moderniza-lo conforme o necessário.
Espaço para a construção de um novo estádio nós temos. Temos o dinheiro bem abaixo de nossos olhos (categorias de base). Uma torcida apaixonada nós temos. Só nos falta uma diretoria competente que possa pensar dessa forma pra que o futuro do nosso Verdão seja a cada dia mais glorioso.
Portanto, sou totalmente contra o 'Pangarézão' e a favor de um clube forte, equilibrado financeiramente e jogando onde realmente é a sua verdadeira casa, o estádio Major Antônio Couto Pereira.
Diego Linder Lacerda é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)