FALA, COXAnauta!
Insulto aos paranaenses
O meu maior orgulho desde garotinho, nascido e criado em Curitiba, é ser Coritibano, torcedor Coxa-Branca. Esse orgulho sempre andou de mãos dadas a outros dois fatores que me fazem sentir muito especial: Sou curitibano e sou paranaense! Tenho orgulho de nossas coisas, nossas cores, nossas araucárias, nosso pinhão, o nosso sotaque curitibano, agora quase que extinto de dizer leite quente, e não "leitchi quentchi", como dizem os paulistas e os paranaenses que querem falar como paulistas. Não tenho vergonha, nunca deixei de falar com meu sotaque original, e ensinei meus filhos a dizerem leite quente também, os ensinei a orgulharem-se de sua origem, sua cidade, seu estado!
Por que estou falando de tudo isso? Assim como a Rede Globo dominou a cultura do país apos décadas de novelas cariocas, seus jeitos e seus sotaques, sua cultura carioca e seus times do Rio, agora as rádios locais podem estar sofrendo pressão econômica dos chamados grandes centros de mídia (SP-RIO) para venderem seus espaços e suas programações diárias.
No caso mais recente, a rádio mais tradicional de Curitiba, a Rádio Clube Paranaense, carinhosamente conhecida como B2, fechou, de um dia pro outro, a sua programação esportiva. Isso mesmo. Os "campeões da bola" não existem mais. Foram mais de 70 anos de programação esportiva, com um poder de transmissão entre os maiores do país! Quem nunca se emocionou com a musica de abertura da jornada esportiva da Clube? "É como se você tivesse vendo, no seu rádio a transmissão/ Os campeões da bola, a melhor equipe do país!” Quem nunca se emocionou com o grito emocionado de Lombardi Junior, Coooooooooooooooooxxaaaa!!!, ou ficou p. da vida com o time ao ouvir do mesmo Lombardi, o seu famoso "atleticooooooooo" quando os times faziam seus gols?
Sem contar outros nomes clássicos da Clube como o apaixonado narrador Coxa, Durval Leal, que, em minha opinião, merecia uma homenagem póstuma do clube que ele tanto amou e abertamente proclamava o orgulho de ser Coxa!
Mais recentemente, o arrepiante "Comigo, torcedor Coxa: Gooooooooooooooooooooooll", de Nelinton Rosenau.
Tudo isso agora virou história do rádio paranaense. Acabaram com "Os campeões da Bola", "A equipe Positiva", "A turma do Bate papo".
O que ganha o grupo Lumen com isso? Como uma empresa, visam o lucro. Nada errado com isso, muito pelo contrário. O que está errado sim, é a falta de respeito e comprometimento com a comunidade curitibana e paranaense!
A partir do dia 16 deste mês, será transmitido em parceria com a rádio Eldorado de São Paulo (que pertence ao jornal O Estado de São Paulo) uma transmissão vinculada à Eldorado, incluindo transmissões de jogos dos clubes paulistas ! Não sei você , amigo Coxanauta, mas eu tomo isso como um insulto! Uma cuspida na cara de nossas tradições e raízes de Curitibanos e Paranaenses. Uma vergonha! Jogos dos times paulistas??
Nós somos paranaenses. Não somos nordestinos (com todo o respeito e carinho que tenho por eles). Temos coisas nossas pra discutir, escutar, debater. Temos times daqui para torcer! Ridículo, inaceitável! Uma rádio de Curitiba precisa ter comprometimento com a comunidade de Curitiba!
Onde estão nossos chamados "Líderes", eleitos pelo povo, para defender os interesses do povo? (Pausa para uma gargalhada irônica). Senhores vereadores, deputados estaduais, até federais? Ou o nosso sempre curto e grosso governador e suas cruzadas? Essa é uma para ele!
Após quinze anos vividos aqui nos Estados Unidos, tenho algumas observações interessantes sobre um tópico. A também sinistra influência da cultura americana, via filmes e musica. Muita coisa boa, mas também muita coisa ruim.
Noto eu, que os brasileiros geralmente copiam o que não é bom pra si mesmo e deixam de copiar o que seria ótimo para si. Copiamos o hábito de comer hambúrgueres com freqüência (note-se o aumento ascendente da obesidade infantil e ate mesmo nos adultos), adotamos valores estéticos equivocados. Copiamos as pichações de paredes das gangues de Nova Iorque. Agora é moda mulher brasileira querer cirurgia com seios grandes, estilo USA, ao meu ver, tão ridículo e sem graça quanto flores de plástico!!
O que deveria ser copiado? A seriedade política em prol da comunidade local. Aqui nos Estados Unidos, pela TV aberta, não existe uma versão do Jornal Nacional. Existem, sim, telejornais locais, focados na comunidade local. Uma ênfase às coisas que interessam a todos do local onde se vive.
Deve-se copiar a postura ativa do eleitor. Esse ponto e importantíssimo! Ativo em suas cobranças aos que foram eleitos pelo povo.
Se essa questão da Rádio Clube fosse aqui, a esta altura do campeonato, os e-mails dos vereadores e deputados estaduais já estariam cheios de cobranças, as secretárias cheias de cartas de eleitores para abrir e os telefonemas estariam acontecendo. Aqui nos EUA, quando políticos não respondem à comunidade, não se reelegem.
Façam o mesmo aí. Escrevam para o Luizão na Câmara, por exemplo, ou outro vereador de sua preferência. Eles estão lá para defender nossos interesses locais. Escrevam para deputados, para a mídia, pra quem deve escutar sobre essa ou outra causa até mais importante que essa. Façam barulho, saiam da passividade natural de brasileiro.
Uma vez, sentado em meu escritório aqui em Cincinnati, escrevi um e-mail ao então presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, o famoso Jotapê, criticando o fato da Câmara tomar um dia todo de sessão, para homenagear o Silvio Santos (não presente) pelos serviços prestados ao Brasil, e, por conseqüência, a Curitiba. Na minha opinião, um absurdo, com tantas coisas mais importantes para discutir sobre nossa cidade. Acho ate que Silvio nunca esteve em nossa cidade.
O retorno do e-mail do Jotapê, alem de recheado de erros de português, foi de mau gosto. Criticando a quem critica. Aliás, recebi e-mail de três vereadores que o apoiavam fazendo o mesmo. Não é para babar ovo de Silvio Santos que elegemos vereadores com seus confortáveis salários e mordomias!
Pra encerrar, fica aqui um gosto ruim na garganta. Após tantos anos escutando meu Coxa pela B2, vou sentir muita saudade da "equipe positiva". Agora, isso não me impede de excluir o link da rádio que eu tinha em meu computador. Jogos de times paulistas aqui não! Pra mim, a rádio clube morreu junto com a programação esportiva!
Um abraço alviverde e paranaense, de onde quer que eu viva.
Marcio Kosien reside nos EUA e é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção "Fala, COXAnauta!", envie sua mensagem para falacoxanauta@coxanautas.com.br. Confira aqui as regras para envio e publicação dos textos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)