
FALA, COXAnauta!
Oh Glorioso!
Li outro dia um comentário de um Coxanauta ouro sobre a homenagem que seria feita ao ex-jogador Dreher, que me deixou profundamente triste. O comentário era mais ou menos assim: “...chega de ficar lembrando o passado, não podemos ficar vivendo do passado, queremos time agora...”.
Com todo o respeito ao posicionamento deste torcedor, acredito que se hoje o CORITIBA FOOT BALL CLUBE é um clube respeitado nacionalmente, muito se deve ao que os jogadores da geração de 70 representaram.
Eu que tive a felicidade de começar a torcer pelo coxa em 1971, com 14 anos, mesmo não podendo acompanhar pessoalmente as partidas, por ser morador de Londrina, pude testemunhar pelo radio e também pelas primeiras transmissões ao vivo do campeonato brasileiro daquele ano, o que jogadores como Dreher representaram para que hoje o COXA hoje seja conhecido como “GLORIOSO”.
Vendo as fotos da festa em homenagem ao Dreher, me veio a seguinte questão: daqui a 30 anos, quem o COXA estará homenageando da geração recente? Tirando o Alex, Fernando, Pachequinho... me perdoem se estiver esquecendo de alguém, mas quais outros jogadores da presente geração terão, daqui a 30 anos, laços tão profundos com o nosso GLORIOSO como os que estavam nesta festa?
Infelizmente a distância não me permitiu estar nesta como nas demais homenagens realizadas merecidamente para estes jogadores. Confesso que as fotos me emocionaram ao ver que, mesmo após tantos anos, estes jogadores tem o mesmo brilho nos olhos, a mesma felicidade e o mesmo orgulho de terem vestido nosso manto sangrado. O mesmo brilho nos olhos, a mesma felicidade e o mesmo orgulho que eu tenho de ser COXA BRANCA!
É claro portanto que o nosso foco hoje deva ser a 1.ª Divisão, um grande time, etc. etc. É óbvio que o que vale é o presente, é o que estamos vivenciando hoje. Mas desmerecer e esquecer nosso passado é negar a nossa existência. É negar o nosso título de “O GLORIOSO”.
Saudações e 1.ª Divisão em 2008. EU ACREDITO!
Diogenes Balbino Kühl Lima é Coxa-Branca de alma e coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)