
FALA, COXAnauta!
Sou Coxa-Branca de coração! Um amor que nasceu em 1968 na Vila Guaíra em um 1x0 sobre o extinto Água Verde (gol do excelente meio-campo Lucas cobrando uma falta com extrema perfeição). Minha família estava chegando a Curitiba (oriunda de São Paulo) procurando melhores dias. Fui um privilegiado em acompanhar de perto os Anos Dourados do Alto da Glória: 3 décadas que, se bem aproveitadas, teriam levado o Coritiba a ser muito maior do que hoje é!
Se sou saudosista? Pode até ser. Mas como não ter saudades de 1968: Célio, Modesto, Nico, Berto e Nilo, Rossi e Lucas, Oromar, Kruguer, Kosilek e Edson? Ou de 1972: Jairo, Orlando, Oberdan, Cláudio e Nilo, Dreyer, Hidaldo, Bráulio e Dirceu, Leocádio e Zé Roberto? Acham pouco? Mas eu nem falei ainda de Passarinho, Paulo Vecchio, Tostão, Tião Abatiá, Paquito, Duílio Filho, Rafael, Lela, Índio, Chicão, Alex, e outros tantos que até nem cheguei a ver jogar como Miltinho, Duílio Pai, Fedato, Carazzai, Bequinha, etc., etc.,etc.etc.
Pois é, esse É (e sempre será) o nosso Coritiba. Digo nosso, pois nós somos o maior patrimônio do Coritiba Foot Ball Club – sua torcida! Mal acostumados com os títulos e conquistas do Glorioso, somos absolutamente radicais em manter viva a chama do nosso orgulho, das nossas coisas, do nosso amor pelo Clube. Tão mal acostumados que, por muitas vezes, NÓS nos esquecemos de combater um inimigo infiltrado dentro de nossa própria casa: eles!
E quem são eles? Os de sempre! Seja situação ou oposição, são sempre os mesmos! Entra ano e sai ano nada muda. Intrigas internas, desmandos, ditaduras, invejas, megalomanias, melindres – isso sempre ocorreu nos corredores e subterrâneos do Alto da Glória. Até mesmo naquelas três maravilhosas décadas de conquistas, sempre tinha alguém querendo se aproveitar de qualquer deslize de quem estava no comando (mesmo que fosse um cargo de menor expressão dentro do clube), para "puxar um tapete", causar um menosprezo, interromper um bom trabalho, causar um problema, etc. Sabem por quê? Porque eles sempre estão lá! Ninguém os tira de lá! E nós até quando ficaremos na arquibancada? Até quando continuaremos assistindo passivamente tudo o que eles fazem? Até quando vamos permitir uma situação dessas que só enfraquece nossa grande paixão?
Seja sócio do Coritiba! Vote e seja votado. Vamos fazer uma limpeza geral em todos os setores e conselhos do nosso clube. Ficar na arquibancada, virar as faixas de cabeça para baixo, ficar se lamentando, gritar frases de efeito (que não fazem nenhum efeito): isso não vai resolver os nossos problemas! Participe! A democracia é algo que se não for exercido enfraquece, murcha e morre.
Seja sócio do Coritiba! Saia do anonimato e mostre a sua cara, brigue pelas coisas do Glorioso, leve a união da arquibancada para dentro da diretoria do Clube. Talvez assim nós consigamos tirar eles de lá!
Geraldo Daniel Carboni é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)