
FALA, COXAnauta!
É impressionante a incompetência das pessoas que mandam no futebol paranaense. Ao dar uma olhada no regulamento do Campeonato Paranaense, notei que não vai haver saldo de gols na decisão da competição, ou seja: jogaram 90% da emoção da grande final no lixo e transformaram a final numa verdadeira loteria.
Se o Coritiba ganhar o primeiro jogo por 12 a 0 e perder o segundo jogo por 1 x 0, a decisão vai para os pênaltis. É difícil acreditar que uma pessoa redigiu uma bobagem dessa ao elaborar o regulamento de uma competição. Nem aqui na vila oficinas nos torneios de final de semana iriam permitir um absurdo desse.
Para que a decisão fosse justa mesmo, a equipe de melhor campanha ao longo de todo o campeonato deveria jogar por dois resultados iguais. Se perdesse o primeiro jogo por 1 x 0, seria preciso devolver o mesmo 1 x 0 no jogo de volta pra liquidar a fatura ou então dois empates. Já não fizeram isso, ou seja: os incontáveis jogos realizados na fase classificatória não valeram absolutamente nada, já que todo mundo sabia quais seriam os dois finalistas do Paranaense, antes mesmo dele começar.
Já que não vão valorizar o time de melhor campanha na primeira fase, poderiam pelo menos valorizar o time de melhor desempenho nos dois jogos da decisão. Que nada! Se uma equipe perder o primeiro jogo por 1 x 0, já disputará a partida seguinte sabendo que, se quiser ser campeã, vai ter que decidir nos pênaltis mesmo que aplique uma goleada. É mole ou quer mais?
Eu não sei quem é mais burro: se é o esperto da Federação Paranaense de Futebol que elaborou esse regulamento ou se é o representante do clube que assinou esse regulamento no arbitral. Acho que já passou da hora de varrermos esses amadores da Federação Paranaense de Futebol. Enquanto continuarmos nas mãos de gente assim nunca vamos ver nosso futebol medindo forças com os gaúchos, mineiros, paulistas e cariocas. Futebol é coisa séria e tem que ser dirigida por gente séria. Com esse regulamento, a decisão ficou nivelada por baixo. Lamentável! Só por aqui mesmo para acontecer um absurdo desses. Se bem que depois daqueles dois anos com supermando de campo eu nem sei porque ainda fico impressionado com os absurdos e as aberrações cometidas pelos amadores da federação...
Gilson de Paula é jornalista, historiador do Coritiba e Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)