
FALA, COXAnauta!
Recentemente, li uma coluna do Sr. Mafuz intitulada de “Pijama Verde e Branco”, onde o mesmo afirmou que o time do Coritiba não era bom. Afirmou isto baseado no fato de que o Coxa quase não conquista vitórias fora do seu reduto.
Falo deste texto, mas, poderia mostrar outros exemplos de opinião tendenciosa dentro da imprensa: as notícias sobre jogadores que entram com ações contra o Clube (como se isso só acontecesse conosco), as revelações que não estão bem em outros clubes (não falam das que vão bem) e outras. Porém, pretendo tratar apenas da coluna do Sr. Mafuz, pois este sempre dá um jeito de achar um motivo para falar mal do Alviverde, sem motivo algum.
Ora, quem avalia alguma coisa, deve fazer a análise baseada em um contexto maior e não apenas utilizando um parâmetro. Dizer que um time é ruim por não ganhar fora de casa é tendencioso, pois, a maioria dos times que joga fora não ganha. A afirmação que diz: "o Coritiba, ao contrário do que se prega, não tem um bom time", denigre todo o nosso ano. Dizer que o time não é bom ou que é ruim, obrigou-me a olhar a tabela e o histórico desempenhado por este, observando outros critérios e, também, outras opiniões externas ao nosso meio. O Coritiba, ao contrário do que disse o Sr. Mafuz, apresenta; o segundo melhor ataque do brasileiro, o melhor saldo de gols do brasileiro (o que não seria possível com "vitórias eventuais", já que o Coritiba goleou em muitas oportunidades) e o melhor ataque do ano no Brasil. Na verdade, os números do Coritiba traduziriam uma campanha que o colocaria entre o cinco primeiros, se não fossem certas coincidências. Na opinião de outros canais esportivos, inclusive de Rio e São Paulo, o Coritiba mostrou um bom futebol em muitas oportunidades.
Mafuz também falou em "circunstâncias eventuais". Vamos fazer um comparativo com um time que, realmente, não era bom: como pôde o Atlético Paranaense que terminou com saldo negativo de dois gols, no ano passado, ter chegado em 5º e nós, com bem mais de 10 gols de saldo positivo, estarmos em 10º. Quais devem ser as tais "circunstâncias eventuais" de que ele fala? Na verdade, traduzindo para ele próprio, são fatores que fogem ao entendimento, algo que poderíamos chamar de azar ou de sorte, conforme o ponto de vista. O CAP chegar em 5º, no ano passado, traduz a sorte de um time que ganhava de um a zero, com gols de falta do P. Baier, mesmo jogando de maneira sofrível. O Coritiba em 10º neste ano, traduz o azar de um time que, mesmo com bom desempenho técnico, perdeu uns 07 pontos dentro de casa para times que poderia ter batido normalmente, como o próprio Atlético, Bahia ou Atlético de Goias. Vejam só! Não foram os jogos fora que pesaram tanto, se olharmos por este prisma. E como somos azarados também: o ano passado tivemos a Atlético de Goias permanecendo na primeira divisão com 42 pontos; nós caímos no ano anterior com 45 pontos.
Todavia, como diz a letra de uma música, "O vento que venta aqui/ É o mesmo que venta lá/ E volta pro mandingueiro/ A mandinga de quem mandingar...". Ou seja, todo aquele mal olhado que jogaram sobre nós, um dia, retorna para aqueles próprios que não querem o nosso sucesso. Na verdade, o que vemos agora por aí, é a inveja por aquilo que não conseguem por falta de competência no campo, pois neste caso, o estado ou prefeitura, nada pode fazer. Enquanto isso, uns jornalistas escrevem umas colunas para tentar tirar o foco de um time que, se não é brilhante, vai chegar bem ao final deste ano e vai deixar um pouco de saudades. Não houve programa melhor em 2011 do que assistir o Coxa surrar, dentro do Couto Pereira, times badalados como Atlético Paranaense, Palmeiras, Vasco, Fluminense, Botafogo, Flamengo (todos os Cariocas), Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro. Nem vamos falar dos menores pois, muitas vezes, eles foram mais valorosos que os anteriores. Então, para concluir, digo: time ruim é um outro por aí... Aliás, para o CAP se manter este ano, só com "vitórias eventuais"...
Maurício Dobjanski é Coxa-Branca de coração.
Nota: A opinião do autor não representa necessariamente a opinião da equipe de administradores do site COXAnautas, que apenas cede o espaço à publicação.
Para escrever na seção Fala, COXAnauta!, envie seu texto com título, seu nome completo e CPF para falacoxanauta@coxanautas.com.br.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)